202101241510

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Motofretistas e mototaxistas têm até fevereiro para curso de capacitaçâo

Por: FABIANNE SOUSA FARIAS

17/08/2012

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, no dia 2 de agosto, que os motofretistas e mototaxistas terão até fevereiro de 2013 para realizarem curso de capacitação, conforme previsto na resolução 350/2010.

A fiscalização que deveria ter começado em agosto de 2012 foi adiada porque houve uma reivindicação desses profissionais e a maioria dos condutores ainda não conseguiu se adequar às novas regras.

Além da modificação no prazo de fiscalização deste curso, ficaram decididas duas outras importantes alterações: a primeira, aumentou o rol de entidades que poderão oferecer os cursos que inicialmente só eram realizados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito e pelo Serviço Social de Transporte (Senat). Agora os cursos poderão ser promovidos também pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e por entidades de ensino, desde que comprovada a capacidade técnica desejada.

Em Araraquara, houve um novo convênio entre o Detran e a Prefeitura, por meio do Sest/Senat, para disponibilizar mais vagas para o curso de capacitação. São 690 para os motofretistas e 480 para mototaxistas, com carga horária de 30 horas. Os interessados devem ser maiores de 21 anos e estar habilitados há mais de dois anos.

A coordenadora do Sest/Senat em Araraquara, Flora Amélia Pestana, explicou que há duas turmas para iniciar no próximo dia 20 de agosto e que em Araraquara 336 mototaxistas e 180 motofretistas já fizeram o curso e estão regulamentados por lei para trabalharem. “A incidência de acidentes envolvendo motos é cada vez maior e é preciso que esses profissionais reflitam de que maneira estão conduzindo seus veículos, até porque, no caso dos mototaxistam, trabalham transportando pessoas”, comentou.

Pedro Freitas, que trabalha como mototaxista há cinco anos, fez o curso no ano passado e disse que se sente mais preparado para trabalhar. “Durante o curso eu tive aulas de ética e cidadania, além de legislação e gestão de risco sobre duas rodas”.

A unidade do Sest/Senat de Araraquara se localiza na Av. Antenor Elias, 1450-IV Distrito Industrial. Mais informaçõe podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3336-2090

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI