202101160558

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Segurança preocupa Moto taxistas

Por: EMERSON DE OLIVIERA CAMARGO

14/05/2003

O trabalho de moto taxis existe em Araraquara (SP) há seis anos, mas a cerca de três meses foi regulamentado pela prefeitura. Segundo o sindicato da categoria, existe em torno de 180 profissionais trabalhando nessa atividade.

Em Araraquara, diversas pessoas utilizam esse meio de transporte para as diversas finalidades: retornar para suas residências, ir ao trabalho, clubes ou qualquer outro evento de lazer que ocorre no município. É comum ainda, contratarem os serviços de moto taxis a fim de seguir e vigiar pessoas.

Quando ocorre alguma situação que foge a esse padrão, os moto taxis, em geral, costumam recusar, visando preservar a própria segurança. Outro procedimento utilizado é não alterar o itinerário uma vez que este é pré definido pelo usuário quando solicita os serviços, isso possibilita que na central - base , alguém sempre esteja ciente do local e tempo estimado para o retorno do motociclista.

Ezequiel de Souza Santos, da moto taxis Ronda, não esconde a preocupação quando a questão é segurança “ Uma vez que transportamos pessoas estranhas, é difícil definir qual sua real intenção, o usuário pode simplesmente desejar uma corrida ( termo utilizado por eles), ou promover um delito”.

Adriano César Ribeiro que trabalha em torno de dois anos nesse ramo, relata que uma vez que percebe estar levando o usuário a local inadequado, procura encerrar a corrida e retornar. “É muito comum usuários de drogas solicitar nossos serviços a fim de levá – los aos pontos de tráfico”, informa.

Apesar de ser uma profissão que representa risco, não existe registro, segundo o setor de estatística da delegacia local, refletindo condições inseguras apresentadas por moto taxistas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI