[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão tem canil que recolhe animais de rua para serem tratados

Por: TAIANA ALINE VASSOLERI

16/05/2012

A prefeitura de Matão (SP) tem um canil que recolhe animais de rua que recebem um tratamento veterinário e alimentação básica.Após isso, são adotados.

O canil surgiu em função da necessidade de um espaço para abrigar animais abandonados e foi viabilizado graças a uma parceria entre o poder público e a sociedade civil.

"O recolhimento desses animais é feito mediante ligações e denúncias pela população, e também é feita uma triagem para a localização dos animais", explica a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Maria A.Bellintani O.de Carvalho.

De acordo com ela, a prefeitura prioriza o recolhimento de animais abandonados, ou seja, que não possuam dono, doentes, atropelados e que, de alguma forma, ofereçam risco à população, já que é praticamente impossível, recolher todos os animais que se encontram soltos pela cidade.

Referente à adoção, Maria Bellintani diz que a pessoa interessada deve entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente , através do telefone (16)33834060 ou, ainda, agendar uma visita ao Canil Municipal. "É necessário assinar o Termo de Responsabilidade, que resumidamente significa um compromisso de posse responsável do animal, ou seja, o adotante se compromete com os cuidados básicos, tais como: alimentação, abrigo, cuidados veterinários e muito carinho", explica.

Para a dona de casa Simone de Carvalho Nora, a adoção desses animais é muito importante, porque além de tirá-los da rua, ainda dão um lar saudável e de muito amor. Ela foi até o canil e adotou um cãozinho para seu filho.

No caso da auxiliar de escritório Silvana Araújo Perez, a história foi outra: ela havia perdido sua cadela pincher e conseguiu localizá-la no canil. “Quando pensei que nunca mais iria achá-la novamente, liguei no canil, e ela estava lá, fiquei muito feliz”, diz Silvana após encontrar sua cadela, que perdida na rua o canil havia recolhido.

Colaboração

Maria Bellintani explica que as pessoas interessadas em coloborar como o canil, podem ligar no Departamento e fazer sua inscrição como voluntário."Para participar das feirinhas e, até mesmo, para auxiliar, por exemplo, em sua própria casa, cuidando temporariamente, de algum animal que passou por alguma cirurgia delicada ou cuidar de filhotes recém nascidos, que precisam de cuidados especiais. Também podem contribuir realizando doações de cobertores ou entrando em contato com o Grupo de Voluntários Amigos da Mulekada para verificar as necessidades do momento”, finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/