Ageuniara

Terceira Idade de Jaboticabal é exemplo na prática esportiva

Por: ALEXANDRE ADAM PEREIRA DA ROCHA

11/05/2012

A Terceira Idade de Jaboticabal (SP) vive um bom momento no esporte. Após conquistar a terceira colocação no JORI (Jogos Regionais do Idoso) realizado no fim de abril em Bauru (SP), a equipe confirmou a boa fase. O gosto pela prática esportiva dos idosos e as boas condições de treino contribuem para os bons resultados do esporte na cidade.

A delegação da cidade, que voltou com a melhor colocação da história dos jogos, contou com 75 atletas e ficou à frente de cidades maiores como São Carlos, Araraquara e Bauru. Na competição, que envolveu 38 cidades, Jaboticabal só ficou atrás da campeã, Pirassununga, e de Botucatu.

São cerca de 500 associados na terceira idade de Jaboticabal, aproximadamente 150 ligados ao esporte. Os idosos que vão ao Centro de Recreação “Edson Martini” tem disponível academia, piscina, hidromassagem, práticas de esportes e outras atividades realizadas para o lazer. Cada dia da semana é realizado uma atividade diferente. E nos finais de semana são realizados bailes no salão.

Samuel Cunha, coordenador da terceira idade, afirmou que o projeto conta com o respaldo do Fundo Social de Solidariedade e o apoio maciço da prefeitura, possibilitando boas condições de trabalho com os idosos. “Todos os nossos pedidos são atendidos. Desde que estou à frente do projeto, a Prefeitura nunca virou as costas, nem fechou as mãos”.

O projeto ainda conta com as parcerias de duas academias da cidade, um clube e o Centro Esportivo “Antonio Mônaco”, locais usados para treino que ajudam no preparo dos atletas.

As atividades que envolvem a Terceira Idade contam somente com dois professores envolvidos diretamente, o próprio Samuel e Laiz Gonzalez, responsável por treinar a coreografia. Primeira fase da competição, a coreografia conquistou o 7º lugar nos jogos, sendo o melhor resultado da cidade em 16 edições do JORI.

Adriana Hori, primeira dama e responsável pelo Fundo Social de Solidariedade, explicou que a Terceira Idade é mantida por uma “união” entre prefeitura, o Fundo Social e Secretarias de Educação e Saúde. Adriana não soube precisar custos, pelo fato dos recursos serem conseguidos das mais diversas formas e lugares. “A Terceira Idade não tem verba própria. O que existe é um projeto que recebe da prefeitura uma verba que é destinada para pagar a academia”, disse.

Segundo Adriana, essa verba é R$ 4 mil. Transporte, alimentação, material esportivo, entre outros gastos, saem das Secretarias da Prefeitura. Para ela, os custos com a Terceira Idade não são altos, nem difíceis de serem administrados.

Campeã de 87 anos

Destaque no JORI, Maria Ângela Acerbi Nogueira, 87 anos, foi campeã no atletismo. Sozinha, ela percorreu correndo os 600 metros exigidos na prova. “Eu fiquei tão surpresa. Era só eu da minha idade”, disse.

O atletismo é separado por categorias e dona Maria foi inscrita na categoria F (acima de 85 anos). Mesmo assim, o tempo dela foi menor comparado com competidores mais jovens.

Desde que seu marido morreu, há 15 anos, dona Maria Ângela começou a frequentar a Terceira Idade para se livrar de uma depressão. “Eu sempre gostei de atividades físicas. No meu tempo não era reconhecido (práticas esportivas). A gente só brincava”, disse ela, que operou o coração há 10 anos e hoje atravessa a cidade a pé para jogar vôlei três vezes por semana.

Próximas competições

Jaboticabal está classificada em cinco modalidades para o JEI (Jogos Estaduais do Idoso) que será realizado do dia 26 a 30 de junho em Oswaldo Cruz (SP). As modalidades são: tênis de campo (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino), natação (masculino e feminino), dança de salão, atletismo (feminino) e vôlei que ainda poderá ser confirmado.

A cidade ainda disputará, no mês de setembro, o Mini JORI, no qual foi vice-campeã em 2011 e será realizado em Monte Azul Paulista (SP) neste ano.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/