[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Criado em fevereiro de 2000, com o objetivo de levar alegria às crianças enfermas, o “Grupo Amor em Gotas” (GAG) realiza semanalmente visitas à ala pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SP).O GAG foi inspirado no trabalho dos “Doutores da Alegria”.
Com os rostos pintados, vestindo fantasias e carregando bexigas coloridas, os integrantes do grupo transformam, por alguns momentos, o ambiente hospitalar em um espaço de brincadeiras e diversão. Despertando sorrisos por todos os quartos que passam, o trabalho do GAG também auxilia na recuperação das crianças.
“Elas ficam mais dispostas, alegres, se alimentam melhor e aceitam a medicação e o tratamento com mais facilidade”, explica a criadora do GAG,Sueli Arlette.
Há cinco anos como membro do GAG, a estudante Hilde Buzza, destaca que o trabalho voluntário é uma troca onde quem recebe muito mais é o próprio voluntário. “Quando você está no hospital, tentando mudar um ambiente que é de sofrimento, já vale a pena. Quando uma criança que está triste dá um sorriso, é muito gratificante”,destaca.
A partir de 2002, as visitas à Santa Casa se tornaram semanais, sempre aos domingos das 14h às 17h30 com a realização de atividades lúdicas e recreativas.
“O único período que as visitas foram suspensas foi durante o auge da gripe suína. Éramos obrigados a usar máscaras para proteger a saúde das crianças, que já estavam debilitadas, e aquilo criava uma barreira que atrapalhava a interação com elas. Ficamos quase dois meses sem fazer as visitas”, relata a responsável pela divulgação e arquivo de trabalhos do GAG, Ana Cláudia Carvalho.
Além das visitas à Santa Casa de Misericórdia de São Carlos o GAG também participa de eventos como a ação comunitária do bairro Cidade Aracy, um dos mais carentes da cidade.
“Participamos de qualquer trabalho que pense no bem estar da criança e que não envolta política e nem tenha fins lucrativos”, afirma Ana Cláudia.
O “Grupo Amor em Gotas” conta com cerca de 80 voluntários que se revezam nas visitas semanais à Santa Casa. Os integrantes também promovem reuniões mensais com o objetivo de trocar experiências e discutir novas possibilidades para melhor atender as crianças.
Os interessados em se tornar voluntários devem entrar em contato com o GAG através do site http://www.amoremgotas.com.br e agendar uma visita para conhecer os trabalhos do grupo.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI