Ageuniara

Grupo Amor em Gotas leva alegria para crianças em São Carlos

Por: CALIANDRA SEGNINI

18/04/2012

Criado em fevereiro de 2000, com o objetivo de levar alegria às crianças enfermas, o “Grupo Amor em Gotas” (GAG) realiza semanalmente visitas à ala pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (SP).O GAG foi inspirado no trabalho dos “Doutores da Alegria”.

Com os rostos pintados, vestindo fantasias e carregando bexigas coloridas, os integrantes do grupo transformam, por alguns momentos, o ambiente hospitalar em um espaço de brincadeiras e diversão. Despertando sorrisos por todos os quartos que passam, o trabalho do GAG também auxilia na recuperação das crianças.

“Elas ficam mais dispostas, alegres, se alimentam melhor e aceitam a medicação e o tratamento com mais facilidade”, explica a criadora do GAG,Sueli Arlette.

Há cinco anos como membro do GAG, a estudante Hilde Buzza, destaca que o trabalho voluntário é uma troca onde quem recebe muito mais é o próprio voluntário. “Quando você está no hospital, tentando mudar um ambiente que é de sofrimento, já vale a pena. Quando uma criança que está triste dá um sorriso, é muito gratificante”,destaca.

A partir de 2002, as visitas à Santa Casa se tornaram semanais, sempre aos domingos das 14h às 17h30 com a realização de atividades lúdicas e recreativas.

“O único período que as visitas foram suspensas foi durante o auge da gripe suína. Éramos obrigados a usar máscaras para proteger a saúde das crianças, que já estavam debilitadas, e aquilo criava uma barreira que atrapalhava a interação com elas. Ficamos quase dois meses sem fazer as visitas”, relata a responsável pela divulgação e arquivo de trabalhos do GAG, Ana Cláudia Carvalho.

Além das visitas à Santa Casa de Misericórdia de São Carlos o GAG também participa de eventos como a ação comunitária do bairro Cidade Aracy, um dos mais carentes da cidade.

“Participamos de qualquer trabalho que pense no bem estar da criança e que não envolta política e nem tenha fins lucrativos”, afirma Ana Cláudia.

O “Grupo Amor em Gotas” conta com cerca de 80 voluntários que se revezam nas visitas semanais à Santa Casa. Os integrantes também promovem reuniões mensais com o objetivo de trocar experiências e discutir novas possibilidades para melhor atender as crianças.

Os interessados em se tornar voluntários devem entrar em contato com o GAG através do site http://www.amoremgotas.com.br e agendar uma visita para conhecer os trabalhos do grupo.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/