Ageuniara

Moradores de Monte Alto são surpreendidos pelo "Bicho Barbeiro"

Por: LARISSA TRONFINE MENEZES

21/03/2012

Os moradores do Edifício Livramento, localizado defronte a Praça Central em Monte Alto (SP), foram surpreendidos, no mês de fevereiro,com a presença do Trypanosoma cruzi nome popular “Bicho Barbeiro”, hospedeiro da doença de Chagas.

Após queixas dos moradores, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica(VISA-E) juntamente com a equipe da Superintendência de Controle de Endemias(SUCEN) de Ribeirão Preto(SP), foram verificar as reclamações, onde foram colhidos alguns insetos que estavam escondidos entre as palmeiras da praça e levados para pesquisa no laboratório da SUCEN e, após análises, não foi constatado infecção nos mesmos.

O Fiscal da Vigilância Sanitária de Monte Alto, Alan Vedoveli, informa que as reclamações foram feitas pelos moradores do prédio que solicitaram a presença dos fiscais pelo constante aparecimento do inseto em suas casas.

A VISA- E contatou a SUCEN e foi feita a vistoria na Praça Central da Cidade, onde foram encontrados vários insetos.

Segundo Vedoveli, a cidade foi alvo principal dos insetos por ter um clima tropical e úmido, principalmente na Praça pela arborização, estando associado também a presença de pombos terrestres e morcegos sendo o principal meio de alimentação dos insetos que se alimentam de sangue.

A população foi tranqüilizada através de matérias informativas publicadas na imprensa local e também com panfletos com orientações sobre a doença e seus sintomas.

A VISA – E juntamente com a SUCEN efetuou a poda nas palmeiras da praça que foi supervisionada pela diretora de Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, doutora Kellem Teixeira Ruellas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/