202101251656

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara oferece talentos para o mundo

Por: PAULO HERIQUE RIBEIRO CARDOZO

11/04/2012

Araraquara (SP) sempre produziu talentos para o mundo. Inácio de Loyola Brandão, Zé Celso Martinez Correa e Ernesto Lia são apenas alguns nomes famosos de artistas araraquarenses que fazem parte desse seleto rol.

Outros profissionais deixaram a cidade acompanhando o fluxo migratório característico dos anos de 1960 a 1980, período em que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a migração era motivada sobretudo pela busca por qualificação e melhores oportunidades de emprego.

Ainda segundo o IBGE, esse movimento migratório vem diminuindo nas últimas décadas e em alguns casos, como na região metropolitana de São Paulo, tem havido até uma inversão, passando esta a ser “exportadora” de trabalhadores.

Muitos desses araraquarenses que deixaram a cidade anos atrás acreditam que hoje é possível viver nas cidades do interior desenvolvendo bons projetos profissionais, graças aos recursos da tecnologia e ao desenvolvimento vivido pelas cidades médias do interior do estado.

Francisco Antunes, que vive em Londres há quatro anos, e trabalha para o Google na área de desenvolvimento de interfaces para usuários, revela que as referências absorvidas em Araraquara, durante sua infância e adolescência, foram decisivas na construção de sua opção profissional. “O que me despertou para a profissão foi a proximidade com as pessoas que o interior propicia aliada a alguns encontros com amigos da área das relações humanas e usuários de computador da Universidade de São Paulo (USP)”, mas destaca que a experiência fora do Brasil e a perspectiva de obter novos conhecimentos sempre fizeram parte do seu plano de vida.

Sandro Nascimento trabalha em São Paulo há 15 anos como publicitário e atualmente compõe a equipe de criação da WMcCann, também destaca que o contato com as pessoas da infância e juventude vividas em Araraquara e o jeito simples cultivado em família, contribuem nos conceitos de suas campanhas ao longo da carreira e não admite perder as características regionais que contribuíram para seu destaque no mercado de trabalho.

Só saiu de Araraquara porque desejava conhecer a realidade do mercado da capital onde poderia atuar em campanhas nacionais, o que segundo o publicitário, não ocorreria se permanecesse no interior. “Achava que as relações comerciais na área de comunicação eram pouco profissionais no interior e eu queria mais, por isso vim para São Paulo, um mercado que estimula o profissional a estudar mais e buscar mais profissionalismo, justamente por ser mais competitivo”, afirma Nascimento.

Quanto a retornar para Araraquara e desenvolver projetos locais, Nascimento afirma que gostaria de retribuir à cidade tudo que recebeu dela. “No futuro voltaria sim se eu pudesse funcionar como um tutor para as novas gerações de estudantes de propaganda, passando a elas minha experiência e ajudando a construir sua formação”.

Já Antunes diz não ter planos para voltar à cidade profissionalmente, mas não descarta essa possibilidade um dia. “Se eu tiver uma boa proposta para atuar no Brasil, gostaria mesmo de retornar para Araraquara e mais precisamente para o bairro da Vila Velosa, que sempre considerarei como meu reduto”, finaliza Antunes.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI