Ageuniara

Empresas usam redes sociais para divulgar produtos e serviços

Por: FABIANNE SOUSA FARIAS

02/03/2012

Com o crescente sucesso das redes sociais, as empresas estão com o olhar voltado à essas ferramentas que podem ser uma maneira de divulgar sua marca a um baixo custo e oferecer um retorno imediato.

Uma pesquisa feita pelo IBOPE mídia, em 2010, com mais de oito mil pessoas, mostra que 80% delas aprovam ações nas redes sociais e que 60% usam essas mídias há três anos ou mais, no mínimo uma hora por dia. Esses números não param de crescer com a chegada de novos adeptos.

Para Luciana Chiaramonte, gerente de uma loja de acessórios em Araraquara, as redes sociais são imprescindíveis para a divulgação dos produtos. “Quando há promoções, os clientes ficam sabendo através do Facebook e sempre aparecem procurando os itens que colocamos com preços mais baixos, mas acabam levando outras coisas também”.

O diretor de uma escola de cursos profissionalizantes, José Claudemiro Oliveira, diz que mantém uma pessoa responsável somente para atualizar os conteúdos no Facebook, Twitter e no blog da empresa e afirma que as redes sociais têm dado retorno, aumentando o número de alunos matriculados. "Alguns nem moram em Araraquara, mas vieram fazer os nossos cursos; a maioria diz que viu a divulgação pela internet”, comenta.

De acordo com a funcionária de um centro de beleza, Gislaine Nones, o Facebook e o Orkut já fizeram com que a clientela aumentasse e uma das maneiras de divulgação são fotos de penteados, unhas e maquilagens feitas no salão.

Outra empresa que já está usando esses recursos para divulgar seus produtos é do ramo de calçados. “O Twitter e o Facebook permitem que os clientes façam críticas e deem sugestões que nos ajudam a saber onde podemos melhorar, além de posibilitar que façamos promoções e postemos fotos dos calçados da próxima coleção”, diz o gerente Geraldo de Oliveira.

Para o diretor de marketing e estratégia de uma empresaa de monitoramento de mídias sociais, Paulo Cardozo, as instituições que ainda não aderiram a esse espaço cibernético estão perdendo a oportunidade de propagar seus serviços e receber direto dos consumidores a resposta de satisfação ou melhoria. “As empresas precisam estar nas redes sociais para saber o que as pessoas estão falando sobre sua marca”, conclui.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/