Ageuniara

Sérgio Bergantin foi o goleiro que mais atuou pela Ferroviária

Por: JONATAN LUAN DE OLIVEIRA DUTRA

02/03/2012

Sérgio Luis Bergantin iniciou sua carreira jogando na Ferroviária, atuando 389 vezes com a camisa grená. Defendeu também o Palmeiras, em 1974, e a Seleção Paulista de Novos, em 1976. Sua carreira estendeu-se entre os anos 70 e 80, quando conciliava jogos, treinos e muito estudo.

Junto ao sonho de ser jogador de futebol, Sérgio carregava também a vontade de estudar. No meio de tantos treinos e jogos, arrumava tempo para os estudos e se formou Técnico em Contabilidade, Educação Física, Pedagogia, Estudos Sociais, Técnico de Futebol, Atletismo, Basquete e Vôlei. “Inúmeras vezes adormecia em frente a pensão do São Geraldo e o porteiro me acordava para voltar ao alojamento”, lembra o goleiro.

Sérgio guarda na memória a sua estreia pelo time grená e o marca como um dos jogos mais importantes da vida. “Eu não estava preparado. Mas com a morte de Carlos Alberto, um grande amigo, diga-se de passagem, tive que ir para o jogo no Brinco de Ouro contra o Guarani. E graças a Deus fiz uma grande partida”. A partir daí foram 10 anos de dedicação a Ferroviária. “Éramos um grupo muito bom, um grupo que tinha vontade de jogar e honrava a camisa da Ferroviária”, conta com alegria o ex-goleiro.

Contratado pelo Palmeiras para substituir Émerson Leão que fora convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, Sérgio ficou durante 6 meses na meta alviverde, fazendo grandes defesas que o levaram para a Seleção Paulista.“Foi uma grande passagem e uma boa experiência; algo significativo na minha carreira. Depois que o Leão voltou, até por motivos éticos, retornei para a Ferroviária onde encerrei minha carreira".

Bergantin conta que teve três grandes alegrias na vida: constituir uma família com a esposa e duas filhas, ser o goleiro que mais atuou pela Ferroviária e ter recebido o título de cidadão araraquarense. Hoje ele trabalha como professor em escolas públicas e particulares da cidade. “Tento passar a minha experiência para os meus alunos e fazê-los ter vontade de praticar esporte e estudar, que é o mais importante".

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/