[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Cursos profissionalizantes facilitam acesso ao mercado de trabalho

Por: JHONATAN CARLOS DE OLIVEIRA ANTONIO

02/03/2012

O mercado de trabalho nunca esteve tão aquecido quanto nos últimos tempos. Em 2011, Araraquara registrou recorde na criação de empregos formais, totalizando 4.910 novos postos de trabalho. Mas se por um lado há um grande número de vagas disponíveis, existe também a queixa dos empregadores em não encontrar mão de obra qualificada.

Na tentativa de suprir a falta de capacitação, os cursos profissionalizantes têm sido uma alternativa com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado de trabalho. O Espaço Kaparaó, projeto da Prefeitura de Araraquara, oferece cursos gratuitos à comunidade desde agosto de 2010 quando foi inaugurado.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, diz que Araraquara necessitava de um projeto como esse. “Começamos a perceber a necessidade das empresas em encontrar pessoas qualificadas, então aproveitamos o prédio que estava desativado e implantamos o Espaço Kaparaó".

Para Carolina Amaral Perroni, gerente da escola, “os cursos são uma ótima oportunidade para pessoas que não tem qualificação profissional e querem se capacitar para entrar no mercado de trabalho ou até mesmo abrirem o próprio negócio.”

Atualmente, 25 cursos são oferecidos gratuitamente com carga horária que varia entre 24h e 160h. As aulas são de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã ou tarde. “Estamos pensando em abrir cursos à noite, mas antes precisamos melhorar as condições de segurança do local, já que se trata de um espaço amplo e um pouco afastado”, diz Porsani.

A aluna do curso de Costura de Máquina Reta e Overloque, Noêmia do Carmo Silva, diz que soube do projeto através de uma amiga e que não tinha nenhuma habilidade em costura quando entrou. Segundo a professora Maria do Carmo Vicenzo, “muitas alunas chegam sem nenhuma noção de costura, mas todas conseguem aprender. Porém, o objetivo deste curso não é ensinar a costurar, mas sim a trabalhar nas máquinas industriais.”

Em outra turma, no curso de Panificação e Confeitaria, os alunos aprendem na prática como preparar doces e salgados. A ex-aluna Késsia Miranda, 19 anos, que hoje está trabalhando na área, diz que o curso facilitou seu ingresso no mercado de trabalho. “Nunca tinha trabalhado e ninguém me dava oportunidade justamente por minha falta de experiência, porém, com o curso foi fácil, recebi várias propostas”, comenta.

O empresário Vagner Pereira da Silva, dono da panificadora onde Késsia trabalha, diz que “ficou mais fácil encontrar pessoas qualificadas, mas ainda assim deveria haver uma integração entre a escola e as empresas para permitir um embasamento mais prático aos alunos.”

Desde sua inauguração, o Espaço Kaparaó já formou 693 profissionais em diversas áreas.Veja a tabela de cursos que estão com inscrições abertas.

Veja a galeria de fotos do espaço Kaparaó

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/