Ageuniara

Casos de envolvidos com drogas chegam a 40% das ocorrências em Ibitinga

Por: RAFAELA CAROLINA DA SILVA

24/02/2012

Na cidade de Ibitinga, dados das polícias Civil e Militar apontam que, somente no mês de janeiro deste ano, 40% dos boletins registrados referem-se a casos de envolvidos com drogas.

A Casa de Paz de Ibitinga desenvolve ações que tentam reduzir o percentual de jovens e adultos envolvidos com drogas na cidade. Composta por oito coordenadores treinados e habilitados, inclusive alguns ex-dependentes, a Casa encaminha para internação cerca de seis a dez pessoas por semana. As internações são realizadas nas clínicas Peniel (em Três Lagoas/MT) e o Projeto Paz (em Itapuí/SP).

A Casa de Paz é dirigida por Jorge Torres, presidente, e Júnior César Moreira, coordenador. As internações nas entidades conveniadas representam a fase conclusiva de um processo de apoio que começa com o atendimento aos dependentes e às famílias.

"Estamos atendendo cerca de 45 famílias que buscam orientação de conduta. Geralmente cada uma delas tem uma pessoa dependente. O que nós oferecemos é apoio através de reuniões, palestras e testemunhais”, explica Jorge.

Para um atendimento e acolhimento de qualidade, durante as palestras e reuniões, a Casa dispõe de monitoras que cuidam das crianças para que os jovens e adultos possam participar das atividades. A casa não mantém vinculo com nenhuma religião, embora adote a crença em Jesus Cristo como elemento balizador de suas ações.

As atividades são inteiramente voluntárias, sem nenhum fim lucrativo. Para isso, a Casa de Paz busca e capacita pessoas interessadas nesse tipo de participação. “Estamos em busca de colaboradores, pois o material humano é essencial para concretizar esse projeto”, afirma Júnior Moreira.

FUTURO

Jorge Torres informou que apresentou à Prefeitura um projeto completo para construção de uma casa de recuperação para Ibitinga. No entanto, a Prefeitura ainda analisa o projeto, uma vez que o orçamento municipal precisa ser reajustado para que a ajuda seja mantida permanente.

Enquanto isso, a Casa conta com o apoio de empresários da cidade. Em meados de março ou abril, a Casa de Paz pretende realizar um jantar arrecadar doações para a construção do centro de recuperação.

REUNIÕES

A Casa de Paz realiza reuniões todas as sextas-feiras, a partir das 20 horas, na Rua Sabino do Prado Biondo, nº 252, na Vila Izolina. Para internações de dependentes ou mais informações, o telefone é (16) 9711-5302, com Jorge Torres.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/