202101271319

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Mostra Pedagógica estimula criatividade de alunos em Matão

Por: MARCOS VINÍCIUS LEÃO

22/11/2011

Os alunos do Ensino Fundamental de Matão (SP), realizaram entre os meses de outubro e novembro, na Casa da Cultura da cidade, a 4ª Mostra Pedagógica. O encerramento aconteceu no último dia 21.

A atividade consiste na apresentação de projetos didáticos realizados pelas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Os projetos promovem o aprendizado da leitura e da escrita de forma significativa para os alunos através dos mais variados gêneros literários.

A apresentação foi organizada para a visitação das escolas e também da população, que fez questão de prestigiar as atividades na Casa da Cultura.

Segundo a diretora da Divisão de Ensino Fundamental, Roseli Siquitelli Santos,o assunto foi discutido desde o ano passado. “Nós levantamos os temas de acordo com as faixas etárias e os objetivos que gostaríamos de alcançar com cada projeto”, afirma.

Os temas citados por Roseli são: “Brincarolando”, onde foram realizadas atividades de recreação. “Circo, o grande espetáculo da vida”,quando os elaboraram projetos relacionados aos números circenses através de textos informativos e biografias. “Memórias do Sítio, por exemplo, levou as crianças a conhecerem a obra do escritor Monteiro Lobato "O sítio do Pica Pau Amarelo". E, por fim, o título “Contar um Conto”, que trabalhou com os alunos a imaginação, instigando a criação de histórias de piratas e detetives.

De acordo com ela os envolvidos nas atividades também trataram do tema “Histórias em Quadrinhos, Crônicas e Artigos de Opinião”.

A partir desses temas os alunos se mobilizaram e iniciaram a idealização dos seus projetos. Algumas crianças sentiram o peso de organizar uma exposição e, no entanto, ficaram satisfeitas com o resultado. “Foi um pouco difícil, mas a gente conseguiu com a ajuda dos professores e o trabalho em conjunto”, afirma Vitor Rocha, aluno participante.

Já Lucas Rocha, que ajudou a desenvolver alguns quadros ressaltou os materiais usados na confecção das obras e expressou estar de acordo com os objetivos alcançados e as obras produzidas. “Papelão, tecido e tinta, foi apenas isso que precisei e fiquei surpreso com o resultado alcançado”, enfatiza.

Nesse evento que visa acrescentar conhecimento e possuí intenções pedagógicas é essencial o trabalho coletivo.“Os participantes estão de parabéns, pois todo o sucesso e prestígio foi obtido com a colaboração de cada um deles”,finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI