Ageuniara

Ferreomodelismo atrai colecionadores em Araraquara

Por: CHRISTIANO KOBAL OLIVEIRA DIAS DE ANDRADE

11/10/2011

O ferreomodelismo é um hobby de muita gente grande. Colecionar e manusear miniaturas de trens é uma atividade que tem crescido em Araraquara (SP), onde foi criada a Associação de Ferreomodelismo da cidade (AFA), cujo colecionador Marcos Claudino, o Bomba, é vice-presidente. “É mais do que uma diversão, é uma terapia e ajuda a conhecer um pouco das histórias das ferrovias, locomotivas, vagões e outras coisas. É muito interessante porque ajuda a resgatar a história ferroviária”, afirma Bomba.

O vice-presidente organiza e participa de eventos de ferreomodelismo, destacando os encontros anuais que acontecem em São Carlos(SP). “É o maior evento da América Latina no ramo, e sempre tem novidades”, comenta Bomba que já recebeu prêmios nos encontros de 2011 e 2010 criando dioramas, ambientação criada em miniatura para aumentar a realidade de quem aprecia.

“É uma atividade trabalhosa, mas muito divertida. Tenho que estudar determinada estação ferroviária, ou alguma estrada de ferro para reproduzi-la em escala padrão no ferreomodelismo, chamada HO, ou seja, 1:87", diz indicando que o veículo é 87 vezes menor do que o de tamanho original.

Além disso, Bomba revela que algumas miniaturas não são encontradas em lojas, mas criadas pelos colecionadores. “É quando aprendemos a arte do desenho técnico. Pegamos o projeto original de um vagão ou locomotiva, convertemos para 1:87 e fazemos os pequenos veículos de transporte”.

Segundo Bomba, criar dioramas pode levar semanas. “Depende do que queremos replicar e, às vezes, é difícil encontrar as peças necessárias. São obstáculos que tornam o desafio mais interessante”, avalia.

A AFA, localizada na sede da estação ferroviária de Araraquara, está aberta para visitas nos finais de semana e busca arrebanhar mais fãs do hobby. Para conhecer mais sobre a associação, acesse o site http://afaferreo.blogspot.com.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/