[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

ICMC completa 40 anos em 2011

Por: DAVI MARQUES PASTRELO

27/09/2011

Em dezembro de 2011, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação(ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) completará 40 anos.

O Instituto apresenta um crescimento acima da média da Universidade e o seu rápido crescimento é devido a uma série de fatores, dentre eles o crescimento da demanda pelo setor de computação e informática, o incentivo por parte de políticas públicas para o desenvolvimento de softwares e no setor de informática.

Outro ponto importante são as pesquisas desenvolvidas. “Elas possuem aplicabilidade prática e logo retornam em benefícios para a população. Algumas pesquisas desenvolvidas aqui têm aplicabilidade nas áreas: agropecuária, segurança, saúde e educação”, ressalta o diretor do ICMC, professor doutor José Carlos Maldonado.

Para se ter uma ideia da rápida evolução do ICMC, até o ano de 2001 o Instituto era o menor departamento da USP. Em 2011 já é o segundo maior, atrás somente da EESC (Escola de Engenharia de São Carlos).

Segundo Maldonado, o orçamento do Instituto cresceu mais de 600% em apenas dez anos. O número de bolsas concedidas entre graduação e pós-graduação aumentou mais de 60% no mesmo período.

Na produção científica , segundo ele, o número de doutorados aumentou 500% na última década, passando de seis em 2001, para 30 títulos concedidos em 2011. O número de produção científica também aumentou em mais de 35% no mesmo período, sendo que o crescimento de artigos publicados no exterior foi de quase 400%. A área construída do ICMC quase triplicou entre os anos de 1991 a 2011.

Histórico

Segundo informações do site do Instituto (www.icmc.usp.br), o ICMC originou-se da EESC, fundada em 1953 e, a partir de 1970, surgiu o Departamento de Ciências de Computação e Estatística, ainda vinculado à EESC.

Em 1971, o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos era formado pelos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação e Estatística.

Em 1996, através de um processo de inclusão do termo “Computação”, a iniciativa reforçou a tendência da época que englobava os temas de Matemática e Computação e resgatou o anseio comunitário e social de modernização existente há muitos anos.

No dia 20 de março de 1998, de acordo com decisão da Congregação do então ICMSC e deliberação do Conselho Universitário da USP, a mudança do nome da unidade do campus de São Carlos se efetivou para Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação(ICMC).

"Durante essas quatro décadas o ICMC, através do ensino, pesquisa e extensão universitária, vem cumprindo sua missão social com excelência, formando recursos humanos de qualidade e promovendo o avanço científico e tecnológico brasileiro",ressalta Maldonado.

O Instituto concilia modernidade à preservação histórica e têm se consolidado como um dos maiores centros de pesquisa do país onde é destaque nas áreas de robótica, desenvolvimento de softwares e matemática.

Centro de Robótica

Segundo informações da assessoria de imprensa do ICMC, com o objetivo de unificar seus esforços, o Instituto terá um Centro de Robótica pioneiro no Brasil.

Conforme a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Sistemas de Embarcados Críticos (INCT-SEC) dentre as pesquisas de ponta do ICMC destacam-se: Os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), usados para segurança, vigilância, proteção ambiental e na área de agropecuária; outros robôs possuem aplicabilidade na indústria e segurança, evitando assim que vidas humanas sejam expostas ao perigo.

De acordo com informações obtidas na Biblioteca “Achille Bassi”, pertencente ao Instituto, do ponto de vista histórico, o ICMC possui livros com mais de 200 anos.

Outra informação importante é a de que o ICMC mantém fortes laços com a sociedade, através de ações sociais como o “Ação Comunitária”, que visa inclusão social de pessoas carentes. Para fomentar o interesse de jovens estudantes pela área de ciências exatas, são realizadas olimpíadas e projetos de iniciação científica.

Comemorações

Segundo informações da assessoria de imprensa do ICMC, as comemorações dos 40 anos, foram lançadas oficialmente no dia 23 de agosto de 2011 e estão pautadas por quatro pilares: síntese histórica,reconhecimento às pessoas,visibilidade da Unidade e planejamento futuro ( que envolve a captação de elementos para elaboração do Plano Institucional ICMC 2021, ano em que o Instituto completará meio século de existência).

ICMC 2021

Visando uma maior expansão, o ICMC busca na comemoração de seus 40 anos, a criação de um plano diretor que oriente seus esforços durante os próximos 10 anos, será o plano intitulado "ICMC 2021". "É um legado que pretendemos deixar para as futuras administrações do Instituto, para que seu crescimento se dê de maneira contínua, gradual e sustentável",destaca Maldonado.

Ele ressalta que um dos objetivos é a divulgação científica, aliada a parceria Universidade e Indústria. "Acreditamos que isso possa reverter o baixo quadro de registro de patentes no país",finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/