Ageuniara

Baixa umidade do ar preocupa moradores de Araraquara

Por: RAFAEL ZOCCO DE CAMARGO

20/09/2011

Os altos índices de queimadas registrados em Araraquara (SP) fez com que a umidade relativa do ar chegasse à 9%, de acordo com a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), o que deixou a população da cidade preocupada.

Para alertar a todos, Edson Alves, coordenador da Defesa Civil de Araraquara(SP), recomenda que a população se mantenha informada sobre a umidade e não provoque queimadas urbanas. O coordenador dá mais orientações para que as pessoas se conscientizem do problema que está afetando a cidade.“A baixa umidade do ar pode causar complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e o pior é o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. Por isso, pedimos para que a população evite de atear fogo em terrenos, pois isso irá prejudicar a saúde de todos.”, orienta Alves.

Alerta médico

As orientações médicas para o período de seca são importantes. Para o pneumologista, Eduardo Bonini, de Araraquara, ingerir bastante liquido é importante para combater o período de calor. “Ingerir ao menos três litros de água por dia, além de tomar sucos naturais frescos, ajuda a pessoa a se manter mais disposta durante a sua rotina. Também é necessário utilizar soro fisiológico para hidratar os olhos e narinas.”, conta Bonini.

A população também deve evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes e evitar locais fechados com grande aglomeração de pessoas. Os cuidados com idosos e crianças devem ser redobrados porque eles estão mais sujeitos às complicações do tempo, como viroses e doenças respiratórias.

Para o contador Paulo Scabello, a falta de fiscalização nos terrenos ajuda aumentar ainda mais as queimadas. “O nosso policiamento já não é um dos melhores. Se a Polícia Militar, ou até mesmo a Guarda municipal, pudessem fazer rondas durante os períodos que ocorrem as queimadas, já seria uma grande ajuda para todos nós.”

De acordo com Alves, da Defesa Civil, queimada urbana é proibida pela Legislação Federal e pelo Código de Posturas do município. Denúncias de incêndio podem ser feitas pelo telefone (16) 3301-9000. Mais informações sobre umidade relativa do ar, acesse: www.cetesb.sp.gov.br



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/