Ageuniara

Estudantes organizam o 1º Ciclo de Estudos sobre Vegetarianismo e Ética Animal

Por: PAULA DOS SANTOS

28/09/2011

Os organizadores do primeiro Ciclo de Estudos sobre Vegetarianismo e Ética (CEVeg) de São Carlos estão vendendo doces e salgados veganos para ajudar a pagar os gastos do evento e também agendando palestras com especialistas no assunto. O evento está agendado para o período de 5 a 13 de outubro. A organização é feita por estudantes da Universidade de São Paulo (Usp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Os estudantes fazem parte do Grupo de Estudos de Ética Animal (GEEA) e se espelharam no evento que é realizado anualmente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As palestras, debates e sessões de vídeodocumentários serão realizados no Teatro Florestan Fernandes, da UFSCar, e no Cetepe, da Usp, do dia 5 ao dia 13 de outubro deste ano.

A programação ainda está sendo formada, mas algumas presenças já estão confirmadas, como a de Fábio Chaves, idealizador do projeto “Vista-se”. Trata-se de uma rede social e um site sobre vegetarianismo e ética animal, além de ser ativista contra o rodeio e contra as pesquisas realizadas com animais. Além dele, outros pesquisadores vão ministrar palestras.

Os organizadores do evento se reúnem semanalmente para discutirem sobre questões relacionadas com a ética animal e para organizar o evento. Além de buscar patrocinadores, os integrantes estão fazendo palha italiana, brigadeiro e lanches naturais para vender e usar o dinheiro no "coffe break" do evento. Eles entraram com os investimentos iniciais e vendem os produtos nas reuniões e entre colegas de curso.

Jéssica David Dias, de 20 anos, é estudante de enfermagem na UFSCar e está ajudando na produção dos doces. “Adaptei uma antiga receita de palha italiana da minha mãe, já que a original não é vegana”, disse. Ela afirmou que também pega receitas em um site especializado, o chubbyvegan.net. As receitas não contêm qualquer produto que tenha origem animal.

O público alvo do CEVeg inclui os alunos de ambas as universidades, bem como interessados no assunto, curiosos e pesquisadores. Para mais informações, o blog oficial é o cevegsaocarlos.blogspot.com.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/