Ageuniara

Rock in Rio atrai visitantes da região

Por: ARTUR DE FRANCISCHI HADDAD

09/09/2011

O Rock in Rio é o maior festival de música e entretenimento do mundo. A prova disso é o número de pagantes para o evento: mais de 5 milhões de pessoas, somando todos os festivais realizados no Brasil e na Europa.

Neste ano, o evento volta ao Brasil depois de 10 anos. A última edição do Rock in Rio no país foi em janeiro de 2001. As últimas edições foram realizadas em Lisboa e em Madri, na Espanha.

O festival será realizado num local batizado de Cidade do Rock. Artistas nacionais e internacionais dividirão os palcos, nesta que promete ser uma das edições mais ecléticas, em termos musicais, já feitas no Brasil.

Artistas como os cantores Elton John, Katy Perry, Rihanna, Maroon 5, Coldplay, Slipknot, Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Jota Quest, Ivete Sangalo, Frejat, Skank e muitos outros prometem agitar os sete dias de festival.

O primeiro evento, realizado em 1985, tinha na sua programação artistas do rock. Nomes internacionais como Iron Maiden, AC/DC, Queen, Ozzy Osbourne, Scorpions e outros tocaram nos dez dias de festival.

Na segunda edição do Rock in Rio, mais artistas do rock internacional tocaram no evento. Porém, foi na terceira edição que o festival começou a ter participação de artistas pop, como Britney Spears, N’Sync, Aaron Carter e Sheryl Crow, além dos roqueiros.

E a mescla de vários estilos de músicas não desestimulou as pessoas. A venda oficial começou no dia 7 de maio e se encerrou três dias depois. O primeiro lote de ingressos vendidos em novembro se esgotou em 21 dias.

Quem já foi

Alguns araraquarenses se preparam para o Rock in Rio. Quem já foi não pretendee voltar mas quem vai pela primeira vez mantém alta expectativa para a edição de 2011.

O engenheiro civil Amilton Soares foi à primeira edição do Rock in Rio. O show mais esperado por ele era o da banda Queen. “Eu estava doido pra ver o Queen, que é a minha banda preferida desde sempre. Ver o Freddie Mercury ao vivo ainda é algo inesquecível. E quando o Queen tocou ‘Love of my life’ foi de arrepiar”, relembra Soares, emocionado.

Ir ao festival foi difícil. Na época, Amilton tinha 18 anos e conta ter juntado dinheiro para ir ao Rio de Janeiro. “Não era fácil e nem barato como é hoje. Fui de ônibus com a minha namorada da época. Foi uma viagem muito ruim, a estrada era péssima. Mas o show valeu muito a pena”, conta ele.

"Estava super lotado. Muitos acamparam por lá mesmo. A estrutura era precária, então tinha de tudo pelo chão. Hoje, quando me lembro disso, me passa pela cabeça o aperto que foi: não tinha como ir ao banheiro, as pessoas se amontoando uma em cima da outra... Mas a emoção de ver a minha banda preferida não teve preço. Eu e minha namorada éramos só alegria”, conta ele.

Quanto ao Rock in Rio deste ano, Amilton não gostou das atrações. “Onde está o rock? Tem umas bandas de rock, mas eu acho que o evento perdeu um pouco da sua essência original. Axé no Rock in Rio? Eu não perderia meu tempo”, declara ele.

Elisa Guerreiro foi na edição de 2001. “Eu estava com 16 anos e queria ver a Britney Spears. Nunca gostei de rock, mas eu gostava dela. Fomos eu e mais duas amigas. Foi muito bom aquele dia. O problema foi que ficamos bem no meio da multidão, não deu pra ver muita coisa e a Britney (Spears) fez playback. Eu lembro de todo mundo vaiando, inclusive uma das minhas amigas. Eu gostei dos shows. No final, acabei gostando mesmo foi do show do N’Sync”, revela. “A Britney fez um bom show, mas eu fiquei um pouco decepcionada com a performance dela”, conta Elisa.

“Fiquei feliz com a volta do evento depois de dez anos, mas eu não vou. Acho que já não tenho mais idade para isso”, brinca ela.

Quem vai

Vanessa Juliani, dona de uma loja de roupas em Araraquara, tem 30 anos e vai ao Rock in Rio pela primeira vez. “Estou com as melhores expectativas possíveis, super ansiosa e muito feliz por ter a oportunidade de poder participar de um evento tão grande”, conta,animada.

Vanessa vai com amigas para o Rio de Janeiro para assistir os shows do dia 24/9, quando tocarão Red Hot Chilli Peppers, Snow Patrol, Capital Inicial, Stone Sour e NX Zero. “Eu sempre gostei do Red Hot Chilli Peppers e do Snow Patrol. Essas bandas foram pontuais na minha vida e assisti-los no mesmo dia vai ser incrível”. Vanessa também espera que os artistas não decepcionem os fãs.

O estudante Augusto Garcia vai ao evento no dia 1º/10, quando tocam Coldplay, Maroon 5, Maná, Skank e Frejat. “Vai ser o melhor dia de shows. Todas as minhas bandas preferidas vão tocar”, conta ele. “Espero que (o Rock in Rio) seja tudo isso que falam. Meu tio foi em 1991 e disse ter gostado dos shows, mas que a infraestrutura era ruim. Segundo dizem, a edição deste ano será muito melhor; afinal, temos muito mais recursos hoje em dia”, diz ele.

Line-up

23/9 – Paralamas do Sucesso, Titãs, Maria Gadú, Orquestra Sinfônica Brasileira, Cláudia Leitte, Katy Perry, Rihanna e Elton John.

24/9 – NX Zero, Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chilli Peppers.

25/9 – Glória, Coheen And Caimbra, Motörhead, Slipknot e Metallica.

29/9 – Concerto Sinfônico Legião Urbana, Orquestra Sinfônica Brasileira, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Janelle Monáe, Ke$ha, Jamiroquai e Steve Wonder.

30/9 – Marcelo D2, Jota Quest, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz e Shakira.

1º/10 – Frejat, Skank, Maná, Maroon 5 e Coldplay.

2/10 – Detonautas, Pitty, Evanescence, System of a Down, Guns n’ Roses.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/