[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Secretaria de Meio Ambiente promove reflorestamento na Chácara Flora

Por: JÉSSICA PALÁCIO ARRAES

12/08/2011

A Secretaria do Meio Ambiente de Araraquara está reflorestando uma área de aproximadamente 86000 metros quadrados na região da Chácara Flora. As 14.331 mudas foram plantadas no Parque Pinheirinho e replantadas na região. Em 2010 a mesma área já havia sido reflorestada, porém foi totalmente destruída por um incêndio.

Segundo o gerente de reflorestamento da Secretaria, Fernando Braga, o solo da região é muito pobre e há necessidade do uso de calcário para corrigir o P.H. do solo. Além disso, é preciso adicionar os nutrientes Nitrogênio, Fósforo, Potássio (NPK) e Fosfato, necessários ao desenvolvimento das plantas.

O replante exige a manutenção de aceiros (faixas sem vegetação) para que, caso haja incêndio, ele não se propague por uma área extensa.

Não houve estudo do solo antes e a única exigência feita pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que cobra o reflorestamento da Prefeitura, é que as plantas fossem nativas, originais da região de Araraquara.

De acordo com André Trevizoli, Engenheiro da Cetesb, é fundamental que haja um estudo do solo antes de planejar um reflorestamento e que as plantas sejam também estudadas de acordo com o tipo de solo para que se obtenha êxito no plantio.

Além da área da Chácara Flora, a Secretaria de Meio Ambiente tem aproximadamente 50 áreas em reflorestamento ou manutenção que incluem dois ribeirões (Cruzes e Ouro) e seus afluentes com um número de mudas que varia entre 51 e 40 mil.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/