Ageuniara

Médica alerta para o controle da diabetes

Por: MARIANE SILVESTRE

28/06/2011

Com a modernidade, a industrialização dos alimentos e a cultura do fast food estão cada vez mais em alta e a cada dia é mais difícil optar por uma alimentação saudável, quando as facilidades convidam para o contrário .E quem mais sofre com isso, são as pessoas que convivem com a diabetes.

Outro inimigo é também o colesterol, pois as restrições são ainda maiores, além da dificuldade de encontrar alimentos adequados à sua dieta, principalmente nas ruas.

Segundo a médica especialsta em endocrinologia, doutora Marina Lanciotti Campanini, de Araraquara (SP), o aumento dos níveis de açúcar e colesterol são muito frequentes, pois as ocasiões e a cultura de festas e comemorações trazem consigo a tentação para os que lutam para manter o controle.

A médica ressalta para ter cuidados na alimentação e nos hábitos diários, que se não forem tomados, podem levar à amputação de membros,infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações, sendo eles simples."Mas em se tratando de uma doença metabólica deve- se ter ainda mais atenção, explica ela.

A endocrinologista destaca ainda que a diabetes é uma doença silenciosa que surge sem que as pessoas percebam, por isso, vale a pena prevenir e adquirir hábitos de vida saudáveis.

O engenheiro Adil Canicoba, que é diabético,diz que as dificuldades para manter o controle são ainda maiores quando está fora de casa, na correria do cotidiano. Segundo ele, são poucos os estabelecimentos que possuem alimentos adequados. "Sendo assim, a solução que resta é levar a comida de casa", observa



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/