202101250329

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Câmara de Ibitinga e Parlamento Jovem realizam a Campanha do Leite

Por: DEBORA CAMARGO

21/06/2011

O Parlamento Jovem de Ibitinga (SP), composto por onze vereadores mirins que representam seis unidades escolares do município realiza, em parceria com a Câmara Municipal, a “Campanha do Leite”.

O objetivo é arrecadar caixas de leite Longa Vida que serão revertidos em benefício da população carente através de uma Associação ou Entidade Solidária do município. A Campanha teve inicio no dia 1º de junho e segue até o dia 22 de junho (quarta-feira).

Como forma de agradecimento, a escola que conseguir maior arrecadação através de seus representantes mirins, ganhará um certificado de honra ao mérito que será entregue na 3ª Sessão Legislativa do Parlamento Jovem. O certificado será entregue no dia 29 de Junho. A reunião de solenidade está marcada para as 19h, no Plenário Municipal.

Em apoio à ação social do Parlamento Jovem, o presidente do Poder Legislativo, Gumercindo José Rossato Bernardi(PSDB), disponibilizou como ponto de coleta de leite a recepção da Câmara Municipal que está localizada na Avenida Victor Maida, 563 – Centro.

Além deste posto de coleta a população pode deixar suas doações nas seguintes escolas e estabelecimento comerciais da cidade: E.E Victor Maida, E.E Professora Iracema de Oliveira Carlos, Centro Educacional Batista, Colégio Flavio Pinheiro, E.E Professor Benedito Teixeira de Macedo, E.E Professor Ângelo Martino, Supermercado Salina, Jaú Serve Supermercados, Ricoy Supermercados, São Bento Supermercados, Mercado Jovem Pam, Mercado GLN, Supermercado Rossati, Mercado Céu Azul e Mercado Roncada.

O nome da entidade que será contemplada com a Campanha através dos vereadores mirins e a data da entrega serão divulgados em breve pelo Parlamento Jovem.

Trajetória do Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Ibitinga foi criado no ano de 2009 e teve como idealizadora a vereadora Cristina Arantes(PSDB).

Segundo a Assessora Legislativa, Rita Albrechete, a vereadora Cristina abraçou esta causa que já havia sido lançada no ano de 2007 pelo presidente da Câmara, Silnei José Vieira. “Na época por falta de incentivo, na aprovação o projeto, não passou de um ideal que, até então, não havia saído do papel”,comenta.

Segundo Rita, o foco do Parlamento Jovem é a criação e manutenção de projetos Sociais voltados para diversas áreas tais como área da saúde e da educação. Os vereadores mirins se empenham para que toda população desprovida de recurso e as próprias unidades escolares possam ser beneficiadas com seu trabalho que apesar de parecer insignificante tem contribuído com diversas Entidades Solidárias da Cidade.

Para participar é simples. Todos os anos as escolas do município são sensibilizadas a participar do projeto. Caso as mesmas se interessem, elas aderem ao projeto e divulgam o mesmo para os alunos do Ensino Fundamental e Médio que tenham idade compreendida entre 12 e 16 anos.

A partir daí começa a etapa das inscrições dos alunos, que, em algumas vezes, acontece por indicação da própria escola ou simplesmente pelo interesse do aluno em participar.

Uma vez inscritos, os alunos desenvolvem suas Campanhas Eleitorais dentro da escola, indo de sala em sala apresentar suas propostas. Também são espalhados nos murais das unidades escolares Cartazes e faixas produzidas pelo candidato ao cargo.

No dia da eleição as escolas são divididas em ensino Fundamental e Médio. Todos os votos são enviados ao plenário onde os votos são apurados na frente dos candidatos ao cargo. Em casos de empate na votação, o desempate se dá através da questão da idade.

Depois da apuração dos votos é marcada uma sessão solene na Câmara Municipal onde o “Vereador Mirim”, toma posse de seu cargo.

A Legislatura dos mesmos tem duração de um ano, sendo que no decorrer do mesmo acontecem quatro sessões ordinárias onde são apresentados projetos e indicações pelos mesmos. Além das quatro sessões, acontecem duas vezes por mês as reuniões do grupo.

Conquistas

Além da “Campanha do Leite”, o Parlamento Jovem já desenvolveu diversos outros projetos na cidade, como a arrecadação de ovos de páscoa que aconteceu no mês de abril. “Tudo o que foi arrecadado foi doado para o orfanato da cidade, em uma animada festa acompanhada de bolo de chocolate e muita diversão”, enfatiza Rita.

O vereador mirim Jerônimo Martinez Sgarbi Filho destacou outra conquista: O Projeto do “Dia do Vereador Mirim”, que já faz parte do calendário de Ibitinga desde o dia 06 de janeiro deste ano.

Segundo ele o projeto é muito importante para a cidade, pois demonstra que os jovens estão preocupados e comprometidos com o futuro da mesma.“Não tem como ser um cidadão e não ligar para a política, afinal se você não gostar dela não terá meios para mudar a realidade da sociedade e do mundo, por isso todos devem estar a par das questões que envolvem a mesma”, ressalta ele que pretende seguir os passos do pai e se tornar um grande médico no futuro.

De acordo com Bruno Henrique Fiorentino, que é vereador mirim representante da unidade escolar E.E. Victor Maida, "os jovens devem estar engajados na política, pois eles têm sede de mudança.Na política há falta de homens de bom caráter, precisamos varrer a corrupção”, observa.“Se simples jovens como nós conseguem fazer a diferença creio que é obrigação dos políticos fazerem o mesmo, afinal, a sociedade precisa de administradores públicos e não de malandros atrás de votos”, completa.

“Digo isto não sendo direto a nenhuma pessoa especifica, mas para toda politicagem que está sendo realizada e atrasando nosso lema nacional: Ordem e Progresso”,conclui o estudante do 3º ano do ensino médio que tem planos a área de Diplomacia.

William Falcão de Souza que também faz parte do Parlamento destaca que o projeto esta mobilizando muitas pessoas e que é importante o jovem atentar para as praticas sociais."Afinal, estamos trabalhando para melhorar o lugar em que vivemos e todos devem contribuir", finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI