Ageuniara

UNESP de Jaboticabal comemora 45 anos em junho

Por: GIANFRANCESCO ROCHA BARIANI

27/05/2011

A FCAV-UNESP (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista) campus de Jaboticabal completará dia 1º de junho, 45 anos de atividades. A faculdade oferece os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia em período integral, e os de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Administração, sendo estes últimos no período noturno.

Construída no ano de 1966, o campus de Jaboticabal possui uma área de 829 hectares. A universidade ainda possui 13 departamentos, um hospital veterinário, centro de convenções, laboratórios didáticos, laboratório central, laboratório de microscopia eletrônica de varredura e transmissão, biblioteca central climatizada e informatizada, polo computacional, praça de esportes, Colégio Técnico Agrícola, moradia estudantil para alunos do colégio, restaurante universitário e cantinas.

Segundo a vice-diretora e presidente da comissão de festejos da FCAV-UNESP, professora doutora Maria Cristina Thomaz, a faculdade oferece todos os requisitos para pesquisas e estudos aos alunos. “Mais de 90% dos alunos estão comprometidos com as atividades acadêmicas”, disse.

A presença da universidade na cidade trouxe as várias repúblicas de estudantes, que movimentam a agitam a vida noturna da cidade, apesar de haverem alguns incidentes. “Enfrentamos problemas com algumas repúblicas. Estamos procurando melhorar esta situação através do diálogo com os estudantes” explicou Cristina.

Atualmente a faculdade possui 2.186 alunos no total, sendo 200 no Colégio Técnico Agrícola, 1.172 nos cursos de graduação (Administração de Empresas 79, Agronomia 495, Ciências Biológicas 120, Medicina Veterinária 241 e Zootecnia 237) e 814 nos cursos de pós-graduação.

De acordo com Maria Cristina, a presença de alunos de diversas regiões movimenta a economia da cidade. “A faculdade funciona em parceria com a cidade”, enfatiza. A FCAV conta com dez grupos de pesquisas, com linhas voltadas à genética e nutrição animal e adubos orgânicos.

Para o professor doutor Joji Ariki, ex-diretor da faculdade e especialista em avicultura, o número de docentes doutores da FCAV indica um crescimento da universidade no país e no mundo. “Possuímos mais de 90% de professores doutores, o que mostra a força da faculdade em estudos e pesquisas”, afirmou. A faculdade conta com 238 docentes.

COMEMORAÇÃO

Os eventos comemorativos terão inicio neste sábado, 28 de maio, e irão se estender até o dia 4 de junho.

No dia 28, das 9h às 13h, na Praça Nove de Julho, ocorrerá o evento "Venha nos Conhecer", onde será mostrada parte das atividades desenvolvidas na faculdade de acordo com cada curso de graduação. Segundo a Professora Leila Trevisan Braz, membro da comissão de festejos da UNESP, o evento será aberto para mostrar à população o trabalho realizado no campus. “Teremos várias tendas onde a comunidade poderá conhecer o trabalho de cada área”, explicou a professora.

Os eventos continuam no dia 1º de junho quando serão feitas algumas comemorações internas na faculdade, com hasteamento de bandeiras e culto em ação de graças.

No quarto e último dia será realizado um encontro entre ex-alunos com um almoço comemorativo. No período noturno ocorrerá um baile de gala no salão de festas do clube Pietro Mascagni.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/