Ageuniara

Pirangi cria pontos de coleta de lixo para atender sitiantes

Por: NATÁLIA DOS SANTOS PIROLA

28/06/2011

A prefeitura municipal de Pirangi (SP) disponibilizou à população pontos de coleta de lixo domiciliar para atender principalmente aos produtores rurais que, muitas vezes, eram forçados a depositar o lixo nas margens das estradas rurais, rios, rodovias, enterrar e até queimar por não possuírem alternativas.

Foram distribuídas três caçambas em locais de interligação entre as principais estradas rurais e urbanas do município (entrada do antigo Matadouro, entrada do Córrego do Sovaco e saída para o Aterro Sanitário).

O projeto, que teve início em março de 2011, nasceu da preocupação da administração municipal com a causa ambiental e a saúde pública.

Segundo a bióloga e secretária do meio ambiente, Anaira Caramelo, muitos problemas ambientais estão surgindo em decorrência de ações do passado que foram inconsequentes e impensadas como a disposição inadequada de resíduos sólidos.

A bióloga ressalta a importância de se estabelecer lugares próprios para o depósito de lixo para reduzir os prejuízos ao meio ambiente e facilitar a manutenção da limpeza pública.

“Com a disposição inadequada de resíduos ocorre a contaminação do solo e da água e, consequentemente, contaminação de animais e pessoas que utilizam os recursos naturais afetados direta ou indiretamente, além de alterar a capacidade dos microorganismos que compõem propriedades físicas, químicas e biológicas do local. A queima de resíduos também é muito disseminada na área rural, ocasionando grande colaboração com o aquecimento global”, explica.

Para a sitiante Ângela Maria de Oliveira, as caçambas contribuem positivamente para a população rural, que agora conta com um local apropriado para depositar materiais orgânicos e não-orgânicos.

“Para mim e demais munícipes foi um grande benefício que tivemos, pois sabemos que com este recurso o lixo proveniente de nossas casas tem um transporte adequado, ou seja, não precisamos mais nos preocupar com o destino desses resíduos que trazem complicações ambientais à sociedade”, diz.

O lixo depositado é recolhido frequentemente pela prefeitura municipal.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/