[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Concurso público: como se preparar para fazer uma boa prova

Por: RAFAEL ZOCCO DE CAMARGO

10/05/2011

Quando é divulgado um concurso público nas páginas dos jornais e na internet, causam certo furor entre as pessoas, todas tendo um só objetivo: passar e ter um emprego para o resto da vida. Mas, muitas dessas pessoas fazem a temida prova e acabam não concretizando este sonho, muitas vezes por nervosismo do que pelos estudos.

A rotina de Adriel Manente Francisco, 23 anos, não é muito diferente em relação aos estudos. Mas o nervosismo sempre está presente quando se vai fazer a prova.

“Minha rotina de estudos é bem variada. Sempre há matérias em que eu me dou melhor e as que eu não sou tão bom procuro estudar mais. É claro que todo candidato fica nervoso, mas tem que se controlar e saber que você está bem preparado.”

Mesmo para aqueles que passam no concurso, o sonho de conseguir algo melhor na vida persiste. É o caso de Clarissa Chiericato Ribeiro, 22 anos, professora do ensino básico em Ribeirão Preto(SP).

“Não tive uma rotina de estudos voltada para o concurso que passei. Estava no meu último ano de faculdade e um professor avisou a sala que teria concurso para professores do Estado de São Paulo, então fiquei atenta aos editais e me inscrevi para o concurso”, conta. Apesar de ter passado, Clarissa diz que essa não era o sua principal meta. “Não me senti nervosa para a prova, porque esse concurso não era meu maior objetivo. Ainda estudo para outros concursos e pretendo conseguir um emprego público de melhor remuneração.” Ela aproveita e deixa um recado: “Estudar e não encarar a prova do concurso como última oportunidade de emprego."

A voz da experiência

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que estudar e se preparar melhor para o concurso público, Júlia Gorla, professora de português e inglês, falou com a nossa reportagem para tirar dúvidas dos candidatos.

Como o candidato deve se preparar para um concurso?

Júlia: O candidato deve se preparar em língua portuguesa, além das matérias exigidas de conhecimentos específicos. Os concursos, em geral, dão um valor alto para as questões de português: interpretação de textos e estrutura da língua, além da redação que, geralmente, tem peso maior do que as outras matérias. Uma boa dica é o livro “Português para concursos públicos”, de Cristine Vecchi e Maria Izildinha GleriaVecchi, da Digerati books. Deve também entender os critérios de correção de cada concurso. Os concursos são muitos e exigem diferentes estratégias.

E como deve ser a rotina de estudos dele?

Júlia: São várias dicas: em geral, um “concurseiro” precisa ter uma rotina de estudos: de 8 a 10 horas de estudo diários. Não adianta achar que com uma lidinha se vai longe. Deve-se fazer um estudo aprofundado, entender a matéria, fazer muitos exercícios e simulados. Redigir muitos textos; se necessário, recorrer a um bom curso de redação. É importante estudar em um ambiente calmo, com luz adequada e com silêncio (não adianta achar que se produz melhor ouvindo rádio e com a televisão ligada, tudo ao mesmo tempo. Isso desvia o foco da atenção); é importante ter a mobília adequada: mesa e cadeira na altura certa, por exemplo. O concurseiro deve ler jornais, internet, revistas para ficar atualizado com as informações e notícias atuais. Na hora da redação é importante demonstrar conhecimentos gerais (cultura geral) e também informações atualizadas. O estudante deve fazer pausas a cada uma hora de estudo para alongar os músculos das costas e pescoço; isso serve para aliviar as tensões e corrigir os efeitos da postura errada. O candidato deve ingerir líquidos para ficar hidratado e deve comer alguma coisa a cada três horas.

O aluno deve ter muito cuidado ao ler o edital?

Júlia: É importante ler o edital com atenção, pois os detalhes podem fazer a diferença. As datas, local de prova e requisitos devem ser lidos com a máxima atenção.

E que dicas que você pode passar para os candidatos quando forem fazer a prova?

Júlia: O candidato deve: procurar não estudar na véspera da prova. É melhor descansar e fazer uma atividade de lazer como cinema, piscina, etc.; dormir bem; alimentar-se com comida leve antes da prova; nada de feijoada, comidas gordurosas, frituras etc. Mas, não deve ficar com fome. O ideal é ingerir saladas, carboidrato, e proteínas, numa refeição balanceada. Não exagerar na quantidade; levar barrinhas de cereais, água e chocolate no dia da prova; usar roupas confortáveis e adequadas ao clima.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/