[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Neuróticos anônimos ajudam população a viver melhor

Por: VIVIANE PRATAVIERA

15/04/2011

O "neuróticos anônimos" é uma irmandade formada por homens e mulheres que compartilham experiências para resolverem seus problemas emocionais. Um neurótico tem plena consciência do seu problema. O que o distingue é a intensidade dos sentimentos.

Os neuróticos ficam mais ansiosos, mais angustiados, mais deprimidos, mais impressionados, mais preocupados, com mais medo, enfim, tem as mesmas emoções que todos têm, porém, exageradamente.

Essa patologia acomete cada vez mais pessoas, comprometendo sua qualidade de vida. Todos os frequentadores do grupo buscam a reabilitação. O intuito principal dos encontros é relatar as experiências vividas por eles, em busda da recuperação. A literatura distribuida nos encontros ajuda-os a conseguir forças para encontrar o equilíbrio emocional. “A idéia é que as experiências dos seus membros transmitam uma mensagem positiva para os que necessitam se ver libertos desse problema", diz o coordenador do grupo, que solicitou anonimato.

"O fato de ouvir a declaração de outros membros que conseguiram se recuperar ajuda quem está desanimado e sem esperanças”, revela o coordenador dos Neuróticos Anônimos em São Carlos.

O grupo está presente na cidade desde 1986, mas pouca gente sabe da existência da Irmandade, que se espalha por todo o país há mais de quarenta anos.

O preconceito da sociedade em relação aos neuróticos se manifesta de todas as formas; muitas vezes as pessoas relacionarem a neurose com loucura.

Na irmandade, o anonimato é seguido à risca, não havendo registros de seus membros. “Muitas pessoas tem medo de serem expostas e não procuram ajuda por esse motivo, mas aqui ninguém vai saber quem pertence à nossa irmandade, até que a própria pessoa decida revelar", explica o coordenador.

Contato

Em São Carlos o grupo Sorriso fica na Avenida Doutor Carlos Botelho, S/N, na Igreja São Sebastião. Os encontros ocorrem toda segunda feira às 19h30.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/