202101180448

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Comunidade aprova lei de segurança escolar

Por: Kelen Trevisan

16/04/2003

A Câmara Municipal de Araraquara (SP) aprovou, em outubro do ano passado, a lei que prevê a criação do perímetro escolar de segurança. Essa lei, de autoria da vereadora Helenita Turci (PTB – SP), consiste na segurança dos alunos de escolas do município, principalmente, em relação ao tráfico de drogas. A aprovação contou com a mobilização de diversos segmentos da sociedade, entre eles, professores, pais e alunos, diretores de escolas, membros do Conselho Tutelar e comerciantes.

Por meio dessa lei, houve a criação de uma área de segurança estabelecida num raio de 100 metros contígua aos estabelecimentos de ensino. ”Estamos notando que, desde a implantação dessa lei, os pais estão mais confiantes em relação à segurança de seus filhos nas escolas”, afirma o guarda municipal e coordenador do projeto de perímetro de segurança escolar, Edson Adalberto Alves.

Dentre as principais características do projeto estão a poda de árvores, limpeza de terrenos baldios, melhoria da iluminação pública, instalação e manutenção de faixas de travessia de pedestres, semáforos e redutores de velocidade, fiscalização do comércio existente próximo a essas áreas, principalmente bares e vendedores ambulantes.

Segundo Alves, a fiscalização está sendo feita pela Guarda Municipal, com a colaboração das Polícias Militar e Civil. “Quando necessário, contaremos com o apoio da Polícia Federal”, ressalta.

“A diferença que temos percebido em relação ao número de casos atendidos nas áreas escolares é significante”, diz o conselheiro tutelar, Rogério Enxides.

O projeto está sendo implantado nas 74 escolas públicas da rede municipal e estadual, existentes em Araraquara. De acordo com a vereadora, há a intenção de estendê-lo também às escolas particulares.

As placas que indicarão a existência do perímetro de segurança escolar estão sendo instaladas. “Pretendemos instalar as placas em todas as escolas até o fim deste ano. A partir do momento em que estas são postas, a polícia pode começar a autuar”, explica a vereadora.

Com o intuito de informar aos pais, alunos, professores e comerciantes, estão sendo realizadas palestras nas escolas, para que não haja nenhuma dúvida em relação às implicações impostas por essa lei. “Até o momento já foram realizadas 33 palestras e o número de participantes tem sido muito expressivo”, conta Alves

De acordo com a aluna da escola estadual Bento de Abreu, Ana Carolina Petito, desde que a lei entrou em vigor o número de brigas que ocorriam enfrente às escolas diminuiu bastante.

“Este é um projeto muito bom e, se unirmos nossas forças, estou certo de que dará certo”, observa o diretor da escola estadual Pedro José Neto, Ademir Jerson do Prado.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI