[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Pirangi ganha academia de ginástica ao ar livre

Por: NATÁLIA DOS SANTOS PIROLA

29/03/2011

A Administração Pública Municipal, de Pirangi (SP), instalou uma academia de ginástica ao ar livre no município para atender a toda a população pirangiense, com o objetivo de promover o incentivo à prática de exercícios, uma melhor qualidade de vida em contato direto com o meio ambiente e proporcionar pontos de entretenimento para a comunidade.

“Essa academia apresenta opções para a prática de atividades físicas e pode também ser usada pelos moradores que queiram entrar em forma”, afirma o prefeito Brás de Sarro (PMDB).

Instalada no calçadão da Avenida Carmem Lúcia Giglio Girade, a academia conta com dez equipamentos, entre eles roda de ombros, elíptico mecânico, abdominal duplo, bicicleta horizontal e barra alto giratória, oferecendo variadas opções de acordo com a necessidade e a preparação física de seus usuários.

A profissional em Educação Física, Lígia Pirondi, atenta para a importância das atividades esportivas, principalmente uma orientação médica e o acompanhamento profissional durante os exercícios. “A prática regular de atividades físicas auxilia a perda de peso, fortalecimento muscular, combate ao colesterol ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL), prevenção de problemas, entre outros. Entretanto, ela requer cuidados como, por exemplo, uma avaliação dos aspectos posturais, tendo como objetivo identificar os principais desvios de postura que podem ser agravados com exercícios inadequados”, diz.

A prática de exercícios promove, além da melhoria da condição física, melhorias no convívio social, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

A psicóloga Patrícia Lanfredi explica que os benefícios no campo da saúde mental, gerados pela prática diária de atividades esportivas, são muitos. “A qualidade de vida é responsável por prevenir doenças, pois a integridade de um indivíduo depende de seu bem estar físico e mental. Exercícios ajudam a exteriorizar o sofrimento interno, diminuindo os conflitos emocionais. Eles propiciam reações neuroquímicas que resultam na sensação de prazer e bem-estar, tornando o indivíduo mais capacitado para lidar com as dificuldades além de ser um excelente fator de proteção”, afirma.

A instalação da academia agradou a todos os praticantes de exercícios físicos que agora podem se exercitar gratuitamente. “Achei a ideia da academia ótima. Sua instalação em um lugar de fácil acesso e em que as pessoas já frequentavam para caminhar, proporcionou maior incentivo e conscientização de que atividades físicas são fundamentais para se ter uma vida saudável, possibilitando ainda a prática de exercícios por parte das pessoas que não possuem condições de frequentar uma academia particular”, explica a usuária Andrea Coviello.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/