Ageuniara

Com censo, Jaboticabal pretende modernizar gestão de cemitérios

Por: GIANFRANCESCO ROCHA BARIANI

18/03/2011

Através de um censo, a Prefeitura de Jaboticabal deu início em fevereiro a um recadastramento de túmulos nos cemitérios da cidade. A ideia é informatizar os dados da população que possui jazigos nos locais. Esse recadastramento vale para o Cemitério Municipal e para os dos distritos de Córrego Rico e Lusitânia.

São esperados cerca de sete mil recadastramentos das covas pela população. Cerca de duasd mil pessoas já haviam se cadastrado até esta semana.

De acordo com Ana Paula Perassoli dos Reis, coordenadora do Cemitério Municipal de Jaboticabal, a Prefeitura faz a concessão dos jazigos por um período de 25 anos a partir da morte da pessoa.

Ela esclareceu que o recadastramento tem apenas a intenção de organizar os dados e regularizar os documentos das pessoas que possuem os túmulos. O cemitério possui novecentos túmulos abandonados.

“Temos espaço para a construção de mais três mil jazigos. O censo não está sendo realizado pela falta de espaço nos cemitérios, mas sim por um motivo de controle”, disse Ana Paula.

A coordenadora também falou sobre a coleta de lixo no cemitério. Segundo ela, o lixo dos cemitérios é deixado em um local próprio que é recolhido toda semana pelo caminhão de coleta. Este lixo é destinado ao aterro sanitário da cidade.

DOCUMENTAÇÃO

O recadastramento para a concessão dos túmulos pode ser feito em dois locais. No Sistema Prático, localizado no Paço Municipal, das 8 às 15 horas, e no setor administrativo do Cemitério Municipal, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Os documentos exigidos são as cópias do RG, CPF, comprovante de residência, documento da concessão, número do túmulo e da quadra onde está localizado, nome do falecido e data do óbito. A informação do jazigo é imprescindível para protocolar o requerimento.

No caso em que mais de uma pessoa é responsável pelo túmulo, é necessária a documentação de todos que participaram do processo de concessão.

Moradores de outras cidades podem tirar dúvidas através do e.mail perareis@jaboticabal.sp.gov.br, mencionando no campo assunto “recadastramento”.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/