Ageuniara

Jaboticabal é a cidade com maior taxa de homicídios da região

Por: GIANFRANCESCO ROCHA BARIANI

09/03/2011

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, no ano de 2010, Jaboticabal foi a cidade com o maior índice de homicídios na região de Ribeirão Preto. Os dados foram divulgados na primeira semana do mês de fevereiro deste ano. A taxa foi de 9,77 homicídios para cada 100 mil habitantes. De acordo com o último Censo, Jaboticabal possui 71.608 habitantes.

Foram sete inquéritos policiais com oito vítimas no ano passado. De acordo com o delegado do município, Dr. Oswaldo José da Silva, os números não saíram do controle da polícia local.

Do número de homicídios apresentados na cidade, quatro deles foram crimes passionais. “Muitos destes crimes são decorrentes de relações familiares e ciúmes. É muito difícil prevenir estes casos”, disse o Delegado. Os outros crimes foram classificados como acerto de contas e vingança.

O delegado também mencionou a falta de investimento para a melhoria do trabalho feito hoje. ”Estamos com deficiência de recursos humanos para uma melhor qualidade no trabalho. Muitos efetivos estão se aposentando”. A cidade possui três delegacias incluindo uma DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), uma cadeia e uma CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito).

A juíza da 1ª Vara da Comarca de Jaboticabal, Dra. Carmem Silvia Alves, afirmou que o aumento do número de homicídios está ligado ao tráfico de drogas.

A Juíza reivindica melhoras no Código Penal para que a situação possa ser tratada com mais eficácia pelo Judiciário. “Os atrasos, demoras e excesso de recursos em ambas as fases do processo atrapalham um melhor desenvolvimento dos julgamentos”, afirmou.

Segundo ela, isso gera impactos no trabalho da Justiça em qualquer lugar. Jaboticabal tem em média doze julgamentos por ano.

No Estado de São Paulo, as taxas de violência diminuíram. Apesar desta queda, na região de Ribeirão Preto os homicídios cresceram. Seis foram as cidades mais populosas que apresentaram aumento no numero de homicídios: Ribeirão Preto, Jaboticabal, Matão, Barretos, Bebedouro e Batatais.

Contatado, o Tenente Victor Moreto Santos, comandante da Policia Militar de Jaboticabal, confirmou as informações passadas pelo Delegado Osvaldo Silva e informou que o efetivo de policiais militares na cidade é suficiente para desenvolver as ações necessárias para manter os índices criminais em níveis aceitáveis.

“Os homicídios de causas criminais são massivamente combatidos por nossas ações no policiamento, pois desencadeamos constantemente e em todos os finais de semana "Operações Bares". Nessas ações as equipes são orientadas por um planejamento estratégico e desenvolvem abordagens em todos os bares e locais de aglomeração de pessoas. Também são realizadas várias operações de busca e apreensão domiciliar para apreensão de armas de fogo e drogas em locais alvo de denúncias anônimas”, concluiu o militar.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/