Ageuniara

Fazenda Pinhal proporciona viagem ao passado

Por: VITOR HUGO FRANCESCHINI DE CARVALHO

24/11/2010

Através de um trabalho desenvolvido pela Associação Pró Casa do Pinhal, a Fazenda Pinhal,localizada no Município de São Carlos(SP), recebe em torno de 9.000 visitantes por ano. São pessoas oriundas de São Carlos, de outros Estados e de outros países. Além deste público, é referência para inúmeras instituições de ensino no que diz respeito ao desenvolvimento de experiências extra-escolares.

“As visitas são guiadas por um monitor cultural treinado para este tipo de visitas. A Fazenda Pinhal foi uma grande produtora cafeeira, portanto são realizadas baseadas num roteiro histórico que se inicia a partir do terreiro de café com explicações sobre plantações, produção, escravos, imigrantes, etc”, explica Denize Quinsler, Coordenadora de Patrimônio e Ação Educativa.

“O roteiro também passa pela Casa Grande para conhecer a história da família e o seu cotidiano,finalizando pelos jardins e pomar onde há uma escadinha de água, que foi muito utilizada pela Condessa do Pinhal, como terapia”, finaliza.

Com a preocupação crescente em democratizar o acesso à Fazenda Pinhal, a Associação Pró Casa do Pinhal em parceria com a prefeitura de São Carlos, Fundação Pró Memória e Secretaria de Educação e Cultura do Município de São Carlos realiza a “Semana Pró Casa do Pinhal”.

Trata-se de um programa de ação educativa realizado no mês de maio de cada ano, em que são oferecidas palestras, oficinas, atividades culturais voltadas especificamente para a valorização dos bens patrimoniais. Além destas atividades, alunos da rede pública municipal são recebidos na Fazenda Pinhal.

“Inicialmente ela foi realizada para possibilitar as visitas à Fazenda Pinhal, gratuitamente pelas escolas municipais. Sem essa parceria, as crianças não teriam acesso à fazenda por causa do alto custo. Atualmente não se faz necessário, por não haver custo algum às instituições durante todo o ano. Posteriormente, utilizou-se a Semana para Educação Patrimonial direcionada aos professores da rede municipal”,conta Denize.

A Associação está trabalhando para realizar projetos futuros.“Estamos nos organizando para fazer um refinamento do conhecimento passado aos visitantes, através de pesquisas sérias sobre todo acervo e a história da Fazenda Pinhal e região”.

E a demanda de trabalho é grande, pois as visitas aumentam a cada dia. “Organizamos a formação de novos monitores, pois estamos recebendo aproximadamente 1.000 pessoas por mês, o que é um grande número nos deixando atentos para melhor recebê-los”, confirma Denize.

A Fazenda Pinhal recebe todo tipo de visita, desde escolas e instituições públicas até público comum, desde que agendados previamente. O agendamento pode ser feito através do telefone (16) 3375 7142 ou pelo e-mail contato@casadopinhal.org.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/