Ageuniara

Fazenda doada à UFSCar pode tornar-se o primeiro campus rural

Por: MARIANA LEMES

10/11/2010

A Universidade Federal de São Carlos recebeu do escritor Raduan Nassar uma importante doação. Trata-se de uma fazenda na cidade de Buri (SP) que pode abrigar o primeiro campus rural da UFSCar.

A fazenda “Lagoa do Sino” produz milho, trigo, soja e outros grãos. Além do terreno de 643 hectares, a doação incluirá também equipamentos como tratores, colheitadeiras, silos de armazenagem e outras instalações da propriedade.

Autor de obras como o romance "Lavoura Arcaica" (1975) e a novela "Um Copo de Cólera" (1978), Raduan Nassar nasceu na cidade de Pindorama (SP). Na Universidade de São Paulo cursou Direito e Filosofia e graças à extraordinária qualidade de sua linguagem e força poética de sua prosa, Nassar é considerado pela crítica um dos grandes escritores brasileiros.

Desde 1984 sem se dedicar à literatura, Nassar passou a viver em sua fazenda dedicando-se à lida no campo. O desejo de doar suas terras à UFSCar se deu por ela ser uma instituição federal de ensino e estar localizada no interior do estado. A intenção da doação foi informada ao Ministério da Educação no ano passado.

Uma equipe da Universidade visitou o local e elaborou um projeto de quais seriam as atividades desenvolvidas neste local. Segundo o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a equipe que se deslocou até a fazenda ficou muito impressionada com o que viu. “Bastante impressionados com as características da fazenda, montamos a comissão que elaborou o projeto para a apreciação do Conselho Universitário. Apesar do curto espaço de tempo, aceitamos o desafio justamente pela oportunidade de inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que a área inspira”, disse Araújo Filho.

A aprovação do projeto está dependendo apenas do aval do Conselho Universitário. Caso todos os planos de desenvolvimento e sustentação da área sejam considerados, o Ministério da Educação comprometeu-se a gerar os recursos necessários para a instalação do novo campus. “A comunidade universitária deve agora analisar a proposta e deliberar sobre o interesse em sua concretização”, afirmou o reitor.

O plano da Universidade é desenvolver nesta área cursos voltados para o desenvolvimento sustentável territorial, soberania e segurança alimentar e agricultura familiar. Na primeira etapa, está prevista a criação dos cursos de graduação em Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia de Produção Agroindustrial, Economia e Geografia. Em uma segunda etapa, a proposta é a de criação dos cursos de Matemática, Química, Física, Biologia, Administração, Sociologia e Pedagogia. Na pós-graduação, devem ser criados cursos nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão da Produção e Ciência Florestal.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/