Ageuniara

Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama

Por: MIRIELI COUTINHO

19/10/2010

O mês de outubro é o mês internacional da Saúde Mamária, conhecido como "Outubro rosa". Tendo em vista conscientizar os cidadãos para este problema.

Muitas mulheres eventualmente esquecem e algumas nem fazem o exame preventivo, mesmo sabendo que o diagnóstico precoce ainda é o melhor tratamento para o câncer de mama.

De acordo com o ginecologista e obstetra Mário Sérgio Trevisan,de Matão(SP), o exame de mama é muito importante, e chega a prevenir 70% das patologias mamárias, como nódulos, cistos e até uma possível patologia maligna. “A Mamografia é essencial para o diagnóstico precoce, devendo ser submetida uma vez por ano”, explica o ginecologista.“Os maiores fatores de risco são a idade e o histórico familiar. Ocorrência de gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter filhos)e menopausa tardia também são exemplos de risco para o desenvolvimento do câncer. Ao meu ver, tenho observado que pessoas que guardam muita mágoa, sentimento ruim, são candidatas a patologias mamárias”, informa.

Ele explica que os sintomas do câncer normalmente não dói, podem surgir alterações na pele que recobre a mama, sentir um nódulo (ou caroço), podendo surgir também nódulos palpáveis na axila.“Uma vez diagnosticado um nódulo ou um espessamento mamário, inicialmente pedimos um ultra-som,dependendo da idade, e, posteriormente, a mamografia e até a biopsia,” diz o médico.

Ele finaliza que o câncer de mama não atinge só as mulheres, também pode acometer o sexo masculino atingidos pela doença, sendo bem inferior, apenas 1%."Aqueles que possuem histórico de câncer na família é bom tomar cuidado", finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/