202101272212

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara deixa vocação agrícola, atrai indústrias e lidera ranking nacional

Por: FELIPE TURIONI MARTINS

13/10/2010

Em um ano, Araraquara passou do quarto lugar (em pesquisa feita em 2006) para a liderança do ranking das melhores cidades para se morar no País, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que compara dados das áreas de educação, saúde e desenvolvimento econômico para atrair investimentos a esses locais.

Com história e vocação agrícola baseada na laranja e na cana-de-açúcar, fatores econômicos que predominaram por muitas décadas na cidade, Araraquara se viu tomada por investimentos empresariais nos últimos anos. Essa nova situação fez com que obtivesse a principal posição perante os 5.564 municípios brasileiros.

São consideradas pelo estudo da Firjan três principais áreas de desenvolvimento humano: saúde, educação e desenvolvimento econômico. Esses fatores são os responsáveis pela guinada da cidade, a partir do aumento da geração de empregos e no crescimento da renda. Os dados apurados referem-se ao ano de 2007.

De acordo com Paulo Sérgio Sgobbi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em 2007, durante a administração do prefeito Edinho Silva, Araraquara conquistou a posição porque, à época, criou o conceito de município empreendedor. "A Prefeitura se movimentava em busca de novas empresas e serviços. O resultado disso foi o recorde de empregos e geração de renda para a população", avaliou.

Em 2007, todo o País bateu recorde de empregos, mas o número de vagas criadas em Araraquara significativo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), naquele ano foram criadas 5.463 vagas, contra as 829 de 2006.

Apesar de considerar dados de três anos atrás, os reflexos desse desenvolvimento são incrementados pela atração de mais indústrias e empresas, além do investimento em tecnologias que garantem o desenvolvimento de sua população. O Programa Internet para Todos é um exemplo. Lançado neste ano, já conta com mais de seis mil cadastrados com acesso à internet gratuita na maior parte da cidade.

A meta é que 90% da população tenham acesso gratuito à internet até o fim de 2011, de acordo com Luiz Zaccarelli, secretário de Governo do atual prefeito, Marcelo Barbieri. Mas, para o sociólogo José dos Reis Santo Filho, presidente da Agência de Desenvolvimento de Araraquara (ADA), “é preciso muito esforço municipal para manter o índice e melhorar os problemas. Depois de 2007, houve a crise econômica mundial, que atingiu em partes o Brasil, e a geração de empregos foi afetada", lembra.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI