[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos transforma entulho em praças ecológicas

Por: ERICA PAULA NASCIMENTO

06/10/2010

São Carlos está transformando entulhos da construção civil em praças ecologicamente corretas. Uma parceria da prefeitura com a PROHAB( Progresso e Habitação de São Carlos) busca, além da preservação do meio ambiente, desenvolver uma ação social que proporciona à população mais divertimento e interação.

Recentemente São Carlos inaugurou o Eco Ponto, um espaço destinado a armazenar entulhos da construção civil. O lugar recebe entulhos de toda a cidade e dois catadores recebem salário para tomar conta do lugar e mais o valor do que eles venderem do entulho.

A PROHAB reutiliza esse entulho na fabricação de bloquetes, bancos, mesas, vasos e postes que são instalados em praças públicas da cidade. Já foram entregues três praças e mais duas estão em fase de acabamento.

Segundo o diretor da PROHAB, João Muller, com a reutilização do entulho se chega a uma economia de até 30 por cento no custo total das obras. São Carlos produz cerca de 450 toneladas de entulho/dia, sendo que 100 toneladas são recicladas diariamente, tornando as obras bem mais baratas.

A praça construída no bairro Azulville tinha um orçamento de R$ 45 mil mas, com a utilização do material reciclado, o custo final da obra não passou de R$ 38 mil.

A fabricação dos produtos utilizados nas praças emprega mão de obra de presidiários de Itirapina. Eles recebem um salário mínimo e a cada três dias trabalhados reduzem a pena em um dia.

As praças tem um padrão. Todas são divididas em quatro partes. A primeira é voltada para as crianças com brinquedos; no meio há um campo de areia com traves e rede; do outro lado bancos para os idosos e famílias; em volta uma pista de passeio, integrando todos os elementos arquitetônicos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/