Ageuniara

Araraquara estuda programa para descarte de lixo eletrônico

Por: PATRICIA LELLI FERREIRA

28/09/2010

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) realiza um levantamento de dados para elaborar um programa de destinação do lixo eletrônico descartado em Araraquara(SP).

Segundo Guilherme Ferreira Soares, superintendente do Departamento, não há um número preciso de descartes eletrônicos na cidade, mas estima-se que sejam recebidas, em média, três toneladas por mês desses resíduos. “O programa em estudo possibilitará um gerenciamento integrado destes resíduos, estabelecendo as estratégias e metas para coleta, tratamento e disposição final”, afirma Soares.

O descarte do lixo eletrônico exige uma série de cuidados, pois a maioria desses resíduos é composta de metais e outras substâncias tóxicas. Em Araraquara, a população pode entregar o lixo eletroeletrônico para a coleta seletiva feita nos bairros, ou encaminhar os materiais até um dos seis Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Pev’s) ou ainda entregá-los na Usina de Lixo.

A rede de farmácias DrogaVen tem um programa específico que recolhe pilhas, baterias e outros pequenos eletroeletrônicos inservíveis. Segundo Sérgio Fornazari, superintendente da rede, as 16 lojas, incluindo as unidades de Matão(SP) e Américo Brasiliense(SP), têm recipientes específicos para despejo desses materiais.

Fornazari explica que a empresa resolveu fazer a coleta do lixo eletrônico pela falta de alternativas que o consumidor tem para se desfazer desses itens. "Fizemos a divulgação, confeccionamos os recipientes e fizemos uma parceria com a Recicla Brasil, que coleta de todas as lojas”.

O programa está em funcionamento desde novembro de 2008 e coleta, em média, 120 quilos de material mensalmente. Outros pontos de descarte são os bolsões de entulho nos seguintes endereços: Rua Castro Alves, 80; Avenida Fortunato Micelli, 83; Avenida Maria Brambilla Passos, 384; Avenida Tocantins, 273; Rua Herminio Tozetti, 319; e, Rua Antonio Rodrigues Leal, 31.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/