[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

UFSCar desenvolve site para redução de resíduos de construção

Por: LUIS GUSTAVO RIZZO

21/09/2010

O Departamento de Engenharia Civil (DECIV) e o Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criaram um sistema on-line que ajuda estimar os valores de consumo médio de materiais em uma obra.

O site foi desenvolvido a partir de projetos de mestrado e também de conclusão de curso das duas engenharias, o usuário pode ainda comparar os valores obtidos em um novo projeto com os bancos de dados do sistema on-line de indicadores de projeto em edifícios em alvenaria estrutural.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, Guilherme Parsekian, o projeto atende edifícios a partir de dois andares, podendo chegar até um edifício de 13 andares, tendo como base de dados 140 projetos de edifícios.

O sistema também facilita o trabalho do engenheiro civil que deseja confirmar seus cálculos para o consumo de materiais. O construtor civil, Byron Ortiz Filho, explica que sempre quando um engenheiro faz um orçamento de uma obra, já é estipulado o percentual de desperdício ou sobra do material de construção, e também há um cálculo a mais para os materiais que mais sobram: areia, cimento e tijolo.

Ortiz destaca que há sempre uma administração firme em cima dos pedreiros e ajudantes e que realmente existe o desperdício e que toda ferramenta é benéfica para auxiliar, principalmente, quem não entende de obra.

No site, há 12 tipologias analisadas para cada situação que a pessoa pensa em construir: se tem quintal ou não, se tem mais de um bloco de apartamentos ou não ou com quantos cômodos e banheiros.Os pesquisadores levantaram os gastos médios nessas construções, que serviram como base para o banco de dados do sistema."Um construtor ou empreendedor que queira fazer um levantamento tem um bom indicador", diz Parsekian.

A análise da professora Teresa Cristina Martins Dias, chefe do Departamento de Estatística, é de que técnicas estatísticas podem ser utilizadas para a melhoria e otimização dos procedimentos da área de construção civil, tais como a estimação de quantidade de concreto, aço e outras variáveis necessárias em uma construção, minimizando o custo da obra, sendo possível quantificar o número de tijolos, argamassa, areia e outros itens necessários para levantar uma construção."Outra vantagem é evitar o desperdício", conclui a professora.

Há um outro estudo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia da Universidade de São Paulo(USP) de São Carlos, que revela que o índice de perda de material na construção civil é de 30%."A Secretaria Municipal de Serviços Públicos calcula que por dia sobram 1.250 toneladas de resíduos da construção civil e para não desperdiçar tanto, o recomendável é planejar", explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da UFSCar.

Para o vendedor José Luiz Dotta, que acabou de adquirir um terreno em um condomínio que está em fase de conclusão da estrutura, o site beneficiou suas idéias e pensamentos, pois ele não tinha a noção de quanto material seria necessário para a construção.

O sistema é de fácil entendimento e tem duas opções de dados: uma mais simples e outra mais complexa. A pessoa pode aferir os próprios projetos e saber se o que gastou numa obra foi suficiente e se planejar melhor para a próxima.

Os interessados em saber mais sobre o site, pode acessar o sistema por meio do endereço http://www.deciv.ufscar.br/consalv/



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/