202101170628

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Celulares impulsionam uso do Twitter

Por: CÁSSIO LEONARDO CARRARA

21/09/2010

O Twitter, microblog criado em 2006 e grande sensação atual em termos de comunicação, ultrapassou, no início do mês de setembro, a marca de 145 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo. Deste total, 8,79% são brasileiros, que ficam atrás apenas dos norte-americanos, que representam 50,88% do total de usuários, segundo estudo realizado,em janeiro deste ano, pela Sysomos, empresa canadense conceituada em pesquisa e monitoramento.

O grande crescimento e o sucesso desta rede social se devem principalmente à facilidade de acesso ao serviço por meio de telefones celulares, que ganham cada vez mais espaço e popularidade. Segundo dados publicados no blog oficial do Twitter (http://blog.twitter.com), o número de usuários do Twitter que utilizam celulares cresceu 62% desde abril, sendo que dos usuários novos, 16% aprendem a utilizar o microblog através de aparelhos móveis.

De acordo com o programador Lázaro Danilo Menezes, qualquer celular que tenha um navegador de internet pode acessar o Twitter. “O meu celular, por exemplo, que é dos mais comuns, não tem um sistema operacional, mas consigo utilizar”, completa.

Inicialmente, para dinamizar o acesso através de telefones celulares, o Twitter adquiriu o Tweetie, aplicativo cliente do iPhone, que o transformou no aplicativo “Twitter for iPhone”, que se tornou o aplicativo oficial do Twitter para os aparelhos iPhone.Posteriormente, softwares foram desenvolvidos para os clientes de BlackBerry e do sistema Android.

Ainda, segundo informações do blog oficial do Twitter, nos últimos quatro meses, 300 mil aplicativos foram desenvolvidos por parceiros para o site, número quase três vezes maior do que o contabilizado até maio deste ano.

Apesar desta grande variedade, para os usuários comuns a maior dificuldade está nos altos preços praticados pelas operadoras para oferecer o serviço de acesso à internet. “Os preços das operadoras para se conseguir acesso à internet pelo celular atrapalham bastante”, comenta Menezes.

Por outro lado, para as empresas, esse custo se converte em grandes benefícios futuros. “Hoje, a importância do Twitter é muito grande. É um meio de divulgação instantâneo e muito eficaz. Realizei grandes contatos através do Twitter”, comenta Ronaldo Marçal, responsável pelo atendimento aos clientes em uma produtora de vídeo de Matão (SP).

Marçal alerta, no entanto, que o uso deve ser feito com responsabilidade. “Muitas empresas são adeptas às redes sociais, mas não contratam uma pessoa específica para cuidar dessa área e deixam clientes, fãs e contatos sem respostas. Além do Twitter, qualquer rede social tem que ter um profissional capacitado para oferecer agilidade e você tem que saber direcionar uso pessoal ou profissional. Depois é seguir e ser seguido”, completa.

Apesar do crescimento do Twitter nos telefones celulares, o uso através de computadores ainda predomina. Segundo números do blog oficial do Twitter, 78% dos usuários utilizam computadores, enquanto 8% utilizam mensagens SMS e iPhone e 7% utilizam o BlackBerry.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI