Ageuniara

Grupo de apoio orienta interessados na adoção em Araraquara

Por: ANDREZA CRISTINA PALANCA CAMARGO

19/08/2010

Encontros realizados pelo Grupo de Apoio a Adoção (Grudaa) em Araraquara, orientam pretendentes à adoção de crianças. O grupo atua em parceria com o Juizado da Vara da Infância, Juventude e do Idoso.

Criado em julho de 2008, o Grudaa é uma associação sem fins lucrativos formado por pais e filhos adotivos e pessoas da comunidade.

Além da parceria com o Juizado da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, a associação mantém contatos com diversos órgãos da comunidade e com outros grupos de apoio de todo o Brasil, funcionando como um ponto de apoio e troca de experiências sobre a adoção.

A instituição é dirigida por um grupo de seis diretores e conta com uma equipe de apoio (assessoria jurídica, serviço social, psicólogas e comunicação social).

Trabalhando diretamente com casais e pessoas independentes, o grupo de apoio tem o papel de orientar e tirar dúvidas das pessoas interessadas em adoção de crianças.

As reuniões mensais do Grudaa servem para habilitar as pessoas interessadas na adoção. Na prática é um curso, obrigatório e presente na nova lei da adoção, tratando de assuntos relacionados com o adotar.

Segundo Ariane Brilhante, presidente do Grudaa, o processo de adoção torna-se demorado devido às exigências declaradas pelos interessados em adotar. Na maioria dos casos, casais procuram por crianças com características parecidas com a família adotiva com idade de até 2 anos. A maioria dos candidatos a pais adotivos desejam uma menina nessas condições.

Acolhidas pelos abrigos da cidade, essas crianças e adolescentes, se não forem adotados, permanecem até completarem 18 anos. Neste caso, são encaminhados para cursos profissionalizantes que capacitam e dão oportunidade de tornarem-se independentes e responsáveis pelo próprio sustento.

Para mais informações sobre o Grudaa, acesse Http://www.grudaa.org.br ou pelo telefone (16)3331-6644.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/