202101251600

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Estudo mostra que a música melhora relação afetiva entre pais e filhos

Por: LUIS GUSTAVO RIZZO

14/09/2010

Um estudo realizado pelo laboratório de musicalização da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), comprovou que em atividades envolvendo bebês de oito meses a três anos, a música melhorou a relação afetiva entre pais e filhos e ajudou no desenvolvimento da criança.

Durante o trabalho, as pesquisadoras fotografaram as aulas, para mostrar a eficiência da música e perceberam que a canções estimulam o abraço, o carinho e as brincadeiras.

A pedagoga e mestre em educação, Juliane Ramiro, explica que “a idéia é valorizar a relação afetiva entre pais e filhos, pois quando eles começam a perceber essa relação, percebem sobre a importância do quanto deve abraçar a criança, para que ela cresça com muito mais segurança”, completa Juliane.

A pesquisa foi realizada durante seis meses, em reuniões semanais.Nas “aulas” pais e bebês fazem atividades com músicas incentivando o aprendizado da criança, como a relação na hora do banho, na hora da alimentação e ao colo, cuja sensação de segurança nos pais é maior (atividade em que o pai ouve música e dança com a criança no colo), fazendo uma série de situações em que a música auxilia a ter mais êxito.

A professora de musicalização e responsável pelo estudo, Roberta Medeiros Rodrigues, explica que muitos pais querem, mas nem sempre sabem como se aproximar dos filhos, e que a música nada mais é que o caminho para alimentar essa relação.“A gente ensina como os pais devem aconchegar a criança no colo, como abraçar, como beijar, fazer carinho, tudo isso com o auxílio da música”,completa Roberta.

As canções também estimulam os bebês.A proposta é que a cantoria continue ao longo do dia, ajudando os pais sempre que for necessário.

Um bom exemplo é a gerente de vendas, Vanessa de Souza Teixeira.Ela relata que quando criança seus pais cantavam para ela."Acredito que eu cantando para minha filha,na nossa relação, só tenho a ganhar”.

Os pais interessados em saber mais sobre o estudo do laboratório de musicalização da UFSCar, podem enviar um e-mail para: labmusicalizacaoufscar@yahoo.com.br, ou entrar em contato pelo telefone (16) 3351-8497.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI