Ageuniara

Museu "Asas de um Sonho" atrai mais visitantes nas férias

Por: ERICA PAULA NASCIMENTO

30/06/2010

Inaugurado em 2006, fechado para reformas no ano seguinte e reaberto em junho deste ano, o Museu Asas de Um Sonho (conhecido como o Museu da TAM), de São Carlos, expõe 76 aeronaves, 50% delas em condições de vôo, e outras atrações do segmento aeronáutico, numa área de mais de 20 mil m².

O museu foi idealizado pelos irmãos Rolim e João Amaro. Rolim faleceu em 2001, mas o irmão levou adiante a concretização do sonho. O empreendimento é considerado o maior da América latina no segmento e o maior do mundo dentre os de propriedade privada.

O Museu TAM, que reabriu suas portas para o público no dia 13 de junho, é, por todos seus atrativos, uma alternativa de passeio para toda a família. O rico acervo e a tecnologia de ponta empregada em todo o espaço agradam desde as crianças até os adultos.

Nas dependências reformadas, a viagem pelo universo da aviação se tornou ainda mais informativa e interativa. Audioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol), bem como o videoguides para deficientes auditivos estão disponíveis e facilitam o acesso às informações sobre o acervo.

Entre as novidades, o Museu TAM dispõe de dois simuladores de caça F-18, onde jovens e adultos podem brincar em “tempo real”, e uma área onde os curiosos podem aprender um pouco sobre o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos.

Para as crianças, o espaço TAM Kids traz painéis educativos e interativos sobre a aviação e brinquedos como gangorra e carrossel, em formas de avião e foguete, além de um avião playground com escorregador, cabine de comando e porão onde a garotada pode entrar.

Quem gosta de aeronaves vai se encantar com as 72 peças em exposição, algumas das quais inseridas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam. A estrela maior é o Savoia-Marchetti SM-55 Jahú, hidroavião monoplano fabricado em 1927 na Itália e tombado em 2002 como patrimônio histórico de São Paulo. Entre os destaques estão ainda o Lockheed Constellation da Pan Air do Brasil, primeiro a fazer viagens intercontinentais; e o caça alemão Messerschmitt Bf 109, usado na 2ª Guerra Mundial; além de réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, construídos por Santos Dumont.

João Amaro diz que o público se surpreenderá com o museu, pois superou todas as espectativas dele e da própria equipe que elaborou o projeto "Asas de um Sonho".

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/