Ageuniara

São Carlos faz cadastramento para o IPTU Verde

Por: KARINE DE ALMEIDA TEIXEIRA

29/06/2010

A prefeitura de São Carlos(SP) abriu o cadastramento para os proprietários de imóveis interessados em obter desconto no Imposto Predial Territorial e Urbano(IPTU), por meio do benefício ambiental.

O desconto pode chegar a 4%, para isso é preciso ter árvore na frente da residência, ou em uma área no interior da mesma, como um jardim, ou gramado,por exemplo.Não entram nesta conta as áreas de terreno com terra compactada, pedrisco ou qualquer outro tipo de cobertura, por não oferecerem permeabilidade suficiente para a absorção de água pelo solo.

Para a moradora Juliana Gouveia, que tem duas árvores em frente à sua casa, o beneficio valeu a pena. “Além do desconto, estou contribuindo para o bem do meio ambiente”, diz.

Para o cadastramento os interessados devem procurar uma das unidades do Serviços Integrados do Município(SIM) que ficam no centro, Vila Prado e Cidade Aracy, ou através do site da prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br).

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da prefeitura, Paulo Mancini, o IPTU Verde, além de receber os incentivos fiscais, contribui no equilíbrio dos efeitos do aquecimento global.“É muito importante essa conscientização, estima-se que a arborização urbana reduza a temperatura em até quatro graus”, completa Mancini.

Segundo Mancini, atualmente São Carlos possui 60 mil árvores plantadas na área urbana, porém o ideal seriam 100 mil. “O recomendável era que todo cidadão pudesse colaborar e plantar uma árvore em frente de casa. Com o incentivo do IPTU Verde esperamos, gradativamente, alcançar essa meta”,explica.

Solicitações

O secretário de Fazenda, Paulo Almeida, observa que a cada ano crescem os pedidos de incentivo por meio do IPTU Verde. Em 2009 foram 4.738 solicitações, um crescimento de quase 40% em relação a 2008 (3.389) e, aproximadamente, 70% quando começou o programa, em 2007 (2.796 solicitações), segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de São Carlos. “Esse é um dos incentivos que a prefeitura concede por meio do IPTU. Nós esperamos um crescimento, em 2010, do número de contribuintes solicitando os benefícios do IPTU Verde”, acrescenta.

Disque Árvore

O prefeito de São Carlos,Oswaldo Barba(PT),informou,através da assessoria de imprensa da prefeitura, que o IPTU Verde tem despertado a consciência ambiental e estimulado a população a plantar árvores.“É uma forma de incentivar a população a se interessar por assuntos ambientais”, disse.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Barba também destaca que a criação do Disque Árvore é um importante mecanismo de incentivo ao plantio. Por meio do Disque Árvore são doadas duas mudas, uma de cada espécie, por endereço ao mês. Os telefones para solicitar as árvores são: (16) 3361-8081 e 3361-8383.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/