Ageuniara

Robôs fabricados em São Carlos fazem sucesso na Copa 2010

Por: LUCAS PANDOLFELLI ZAMPIERI

29/06/2010

Robôs fabricados pela empresa Xbot de São Carlos(SP) reforçam a atuação do Brasil na Copa do Mundo de futebol na África do Sul e divertem os visitantes com o Robogol, um pebolim eletrônico,do século XXI,que traz o melhor do futebol associado à tecnologia robótica para entreter jovens e adolescentes de ambos os sexos.

Durante a Copa, a empresa de São Carlos participa da Casa Brasil, em Johanesburgo, uma das cidades sedes dos jogos. O evento objetiva apresentar o Brasil para o público que visita o país africano neste evento esportivo.Um dos destaques é uma área reservada para projetos e produtos brasileiros que envolvem tecnologia e entretenimento."O objetivo desse projeto foi unir a tecnologia da robótica à paixão nacional que é o futebol",diz o diretor da empresa e idealizador do projeto, Línio Gabriel.

Segundo ele, o Robogol é composto por dois times formados por um ou dois robôs controlados individualmente dentro de um campo eletrônico."Existe uma bola de golfe para a realização da partida e o período do jogo pode ser controlado por tempo ou quantidade de gols marcados",explica.

Ainda, de acorod com Gabriel,o sistema tem sons de início e fim de partida, gol marcado e som durante a partida. Além disso, existe um display que marca o tempo de jogo e o placar. Os robôs são ágeis, robustos e possibilitam movimentos rápidos.

"Como já trabalhei em projetos robóticos, para mim esse jogo foi muito bem desenvolvido e tem tudo pra estourar no mercado mundial já que é visto por muitas pessoas no evento da Copa",afirma o egenheiro mecânico Denílson Barbosa, que já trabalhou com robótica.

"O jogo parece ser muito divertido", afirma João Carlos Pereira,que já praticou o jogo."É muito interessante, já pratiquei e jogaria de novo.É muito legal", opina.

A Xbot é primeira empresa brasileira criada para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para as áreas de educação e entretenimento. Desde 2007, a empresa já exibiu seus produtos robóticos em várias feiras e eventos pelo país e já vendeu seus kits para universidades e escolas técnicas de todo o Brasil.

Para o ano de 2010, já estão em linha de produção onze campos de RoboGols e 42 robôs que serão entregues aos clientes até meados de agosto.

As pessoas interessadas em encomendar o jogo podem ir até a sede da empresa, em São Carlos, localizada na Rua Monteiro Lobato, 2479, Jardim Brasil ou pelo telefone para (16) 3376-6751.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/