202101160457

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Copa do Mundo aquece comércio matonense

Por: ALEXANDRE POMPEO

29/06/2010

Longe de ser somente mais um evento esportivo, a Copa do Mundo é um grande momento para a economia nacional.Em Matão (SP), a situação não é diferente. Com o início dos jogos da Copa, o comércio da cidade registra aumento no volume de vendas dos produtos relacionados direta ou indiretamente à competição, o que está fazendo a felicidade de muitos proprietários e gerentes de estabelecimentos.

Na relação dos produtos que mais foram vendidos até o presente momento, destacam-se as camisetas e outras confecções alusivas à seleção brasileira, além da famosa e polêmica vuvuzela, instrumento semelhante a uma corneta que se tornou a sensação entre torcedores. Mas, os eletrônicos também compreendem uma grande conquista do comércio perante os consumidores matonenses, com ênfase especial para os televisores dos padrões LCD, LED e Plasma, produtos cujas vendas aumentaram substancialmente nos últimos meses.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Matão, Antônio Geraldo Gianinni (Toninho Gianinni), um aumento que foi motivado, principalmente, pelo avanço da tecnologia para estes novos padrões, o que deixou os aparelhos mais finos, práticos e econômicos desde a última Copa do Mundo, em 2006. “A chegada da Copa sempre mexe com o consumidor e as lojas matonenses registraram um aumento de, seguramente, 100% para as confecções e artigos esportivos. Contudo, também houve um bom aumento na venda de televisores do tipo LCD e afins, algo em torno de 50% a 60%”, detalha.

Alimentação

Além dos artigos esportivos e eletrônicos, o ramo de alimentação é mais um que comemora a chegada da Copa do Mundo. E a prova para esta afirmação está no volume de vendas registrado pelos bares, lanchonetes e supermercados. Em alguns destes estabelecimentos, houve até mesmo a necessidade de se mudar a rotina do atendimento, em virtude dos horários diferenciados nos quais acontecem as partidas do Brasil pela Copa.

Segundo o comerciante José Fernando Cavichioli, o faturamento mensal de seu estabelecimento aumentou em, aproximadamente, 30% graças à competição.“Como existe o hábito do brasileiro de assistir às partidas da seleção, vimos a necessidade de abrir durante as partidas, e deu certo. Nos jogos do Brasil conseguimos reservas para todas as mesas e, felizmente, tudo aqui esteve lotado nestes dias. Para se ter um exemplo, os dois primeiros jogos aconteceram às 15h da tarde, o que fez com que ficássemos abertos até a meia-noite. Isso mostra que, sem dúvida, o evento está sendo muito bom para o comércio”, completa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI