Ageuniara

Exposição sobre a fauna brasileira é destaque em Matão

Por: JESSICA MENDES DA SILVA

22/06/2010

A exposição “Fauna Brasileira – Beleza e Preservação" que teve início, em 4 de junho, mobiliza a cidade e pode ser visitada até o dia 4 de julho,na Praça Leônidas Calígola Bastia,em frente a igreja da Matriz, no centro de Matão(SP) das 8h às 20h.

O projeto, além de exposição de fotografias e ilustrações, tem como ênfase a importância da preservação da fauna silvestre e de seus ecossistemas e atividades educativas que potencializam o teor pedagógico da mostra. As fotografias da exposição são de Adriano Gambarini, Haroldo Pablo Junior e Luiz Claudio Marigo.

Além de fotos, a exposição conta também com textos explicativos de todas as fotografias, citações de autores conhecidos e desconhecidos, nomes científicos dos animais, entre outros atrativos.

Uma das citações explicativas desperta a atenção dos visitantes: "...Não temos nas mãos, a solução para todos os problemas do mundo, mas diante dos problemas do mundo, temos nossas mãos...". Autor desconhecido.

De acordo com Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho, diretora do Departamento de Meio Ambiente, a intenção é fomentar o debate sobre as questões ambientais e incentivar a participação das pessoas na busca de soluções dos problemas encontrados. "A ideia é que as pessoas discutam os problemas ambientais existentes em sua comunidade e que participem ativamente na conservação e na preservação do meio ambiente", diz.

“Queremos trazer mais exposições para a cidade, sempre com temas pedagógicos voltados à cultura”,declara Maria Aparecida.

“Essa exposição é, sem dúvida, muito interessante. Ela amplia a minha visão em relação à natureza. As fotos foram muito bem selecionadas e têm ótimos ângulos. Traz cultura para a população. Essa é a primeira vez em que visito uma exposição em Matão. Gostei muito, espero que tenha sempre exposições do tipo aqui na cidade”, relata o visitante Rodrigo Caetano.

“Procuro ter informações a respeito desse tema, que é muito interessante, mas nem sempre têm exposições a respeito. É muito interessante esse tema e educativo. Nunca fui a uma exposição na cidade. Infelizmente, não é com freqüência que ocorre exposição desse tipo em Matão”, observa Gustavo Alexandre Massocato Eloi, morador interessado em visitar a exposição.

“Podemos observar nessa exposição à procura da população para assuntos tão importantes como esse, a fauna. Essas fotos suprem a necessidade de conhecimento e da visão geral do mundo animal. Com nomes cientificos, passamos a conhecer mais ainda um meio, que até então, era desconhecido para nós”, destaca com a alegria de visitar a exposição, o morador Anderson Biondo.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/