Ageuniara

Festival de teatro agita Araraquara

Por: MARCOS EMMANUEL MAIA DE OLIVEIRA

29/06/2010

A XXII Semana "Luiz Antônio Martinez Côrrea", que teve início dia 18 de junho, reunirá a apresentação de 30 grupos de teatro.A Semana tem encerramento previsto para o próxino dia 27.

Segundo a secretária de cultura do município de Araraquara Euzânia Andrade, a expectativa de público em todos os dias de espetáculos será de 9 a 10 mil pessoas.

O festival de teatro é uma iniciativa da prefeitura de Araraquara, em parceria com a Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (FUNDART), além de contar com o patrocínio do Banco do Brasil.

O evento começou animado no dia 18. O grupo Galpão, de Belo Horizonte(MG), abriu a Semana com o espetáculo “Till: A Saga de um Herói Torto”. A apresentação ocorreu na Praça Pedro de Toledo para um público de cerca de 1.000 expectadores.

Segundo Jorge Okada, coordenador do festival, o espetáculo marcou a retomada do grupo Galpão às suas origens: o espetáculo de rua. “O Galpão é a companhia mais estruturada de teatro do Brasil”, afirma Okada.

Segunda-feira, dia 21 de junho, foi o dia das companhias Hiato e Cia Simples de Teatro, de São Paulo, encantarem os expectadores do Teatro Municipal com o espetáculo “Escuro”. A peça promove um mergulho na construção das realidades “inadequadas” das percepções humanas. Assistiram à peça, deficientes visuais da cidade de Araraquara.

O patrono da mostra, Luiz Antônio Martinez Côrrea, foi um teatrólogo Araraquarense de expressão nacional.Tem entre suas principais atuações, a direção do espetáculo “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque e Ruy Guerra, estrelado por Marieta Severo, Elba Ramalho, Ary Fontoura, entre outros.

O tema da Semana desse ano é “Encantações e Cruzamentos”. Segundo Okada, o nome foi inspirado no teatrólogo francês Antonin Artaud, que teorizava sobre o cruzamento entre todos os elementos da produção teatral (luz, figurino, textos, trilha sonora). ”Todos os elementos devem igualmente ser cuidados para encantar o público. O teatro, enquanto arte plural possibilita o diálogo de várias linguagens artísticas”, completa Okada.

Segundo Euzânia Andrade, esse é um festival de abrangência regional de muita importância para os artistas locais, que vêem a Semana "Luiz Antônio" como uma importante vitrine para apresentar seu trabalho.

Vale lembrar que todos os eventos têm entrada franca. Em apresentações em locais fechados, como no Teatro Municipal, os expectadores devem chegar uma hora antes para a retirada dos ingressos. A programação completa do evento pode ser encontrada no site http://www.araraquara.sp.gov.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/