Ageuniara

APAE de Araraquara tem projeto para instalação de nova unidade

Por: PATRICIA LELLI FERREIRA

08/06/2010

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE),de Araraquara(SP),se prepara para a nova construção chamada Unidade 2. Este novo prédio, será construído em um terreno doado pela prefeitura, onde funcionará o Centro de Treinamento Profissional e o Projeto Convivência, para idosos excepcionais.

“Atendemos 330 alunos com deficiência mental ou múltipla. Aqui já está pequeno”, afirma Lígia Celante, diretora superintendente da instituição.

O Projeto Convivência era feito na própria sede da instituição.Porém,devido à instalação de algumas salas para inclusão dos excepcionais no mercado de trabalho, o Convivência foi para uma casa alugada.Este é um dos projetos mais importantes feitos pela APAE.“Atualmente, é comum que excepcionais cheguem à terceira idade, diferente de algumas décadas. E eles precisam de um atendimento diferenciado”, explica Adriana Biasiolo, técnica pedagógica da APAE.

O Centro de Treinamento Profissional é feito atualmente na sede da entidade e o objetivo é a inclusão dos excepcionais no mercado de trabalho.Muitos já têm emprego remunerado dentro e fora da instituição, através das empresas da cidade. "A felicidade deles e das famílias é enorme. Imagine você, a alegria da família que criou uma criança excepcional sempre pensando nas dificuldades, quando vêem seus filhos trabalhando, produzindo e, o melhor, recebendo salário por isso", destaca Márcia Martins, diretora administrativa.

O serviço prestado pela entidade é gratuito, os gastos da instituição são pagos através de eventos com o objetivo de levantar fundos. Parte desses gastos é subsidiado por convênios com os três níveis de governo: municipal, estadual e federal, mas isto representa apenas 40% do custo mensal, que gira em torno dos R$ 100 mil,segundo informações da APAE.

Não há previsão para a inauguração da nova unidade,mas a obra para a construção do prédio já foi iniciada.A APAE fica na Avenida Cientista Federico de Marco, 70. O telefone é (16) 3305-6000.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/