[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão realiza 62ª Festa de Corpus Christi

Por: MIRIELI COUTINHO

01/06/2010

A prefeitura de Matão(SP) colocou toda a sua estrutura à disposição da 62ª Festa de Corpus Christi, principal evento religioso e turístico do município que será realizado nesta quinta-feira, dia 3 de junho.A informação é do diretor do Departamento de Turismo, Wilson Cardoso.

Segundo ele, mais de 600 voluntários farão a ornamentação de doze quadras na área central por onde, no final da tarde, passará a procissão que reúne milhares de fiéis. "A população e os turistas também terão à disposição atrações como feira de artesanato, exposições e praça de alimentação,” diz.

Os desenhos serão confeccionados manualmente, a partir das 4h, por artistas, estudantes e voluntários em um trajeto em formato de cruz partindo da igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no centro de Matão.

De acardo com Cardoso, cerca de 90 toneladas de materiais tingidos, basicamente, dolomita, areia e vidro moído, serão utilizados na confecção dos trabalhos, alusivos à Eucaristia e ao tema da Campanha da Fraternidade "Economia e Vida", com o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

Todos anos, desde 1987, o artista Elio Floriano,participa da decoração das ruas para a tradicional procissão de Corpus Christi. “Uso a técnica da

areiaografia, que é uma arte efêmera, uma técnica desenvolvida com a evolução dos enfeites de rua da festa de Corpus Christi que começaram com pó de serra, pó de café, pétalas de flores, passando para o vidro moído e, agora, com a areia e dolomita (Carbonato de cálcio)",explica.

“A confecção de tapetes de rua é magnífica, todo o ano vejo o excelente trabalho que eles fazem, cada ano melhor”, comenta Idalina Siqueira, que todos os anos assiste a decoração da ruas.

"A festa de Corpus Christi de Matão, tem cada vez mais se afirmado como um acontecimento pertencente não só ao patrimônio litúrgico da Igreja Católica, mas como uma dimensão do universo cultural de toda a comunidade matonense e uma considerável parcela dos milhares de turistas que visitam nossa cidade no dia da Festa de Corpus Christi, vem com a finalidade principal de apreciar um grande acontecimento artístico-cultural",Cardoso.

Tradição da Coleta de Vidro

Apesar de a maioria do material utilizado para as ornamentações ser a dolomita, a prefeitura faz a coleta de vidro, que necessariamente deve ser do tipo comum e, preferencialmente, os transparentes. “A idéia de usar dolomita surgiu a partir da necessidade de substituição do vidro moído que era a principal matéria prima utilizada desde a década de 70, mas que se tornou escasso a partir do surgimento da embalagem PET. Mas, para mantermos a tradição, ainda utilizamos o vidro que é doado pela população, que é uma forma de envolver a comunidade na produção da festa”, explica Cardoso

Programação

Segundo Cardoso,as ornamentações serão iniciadas a partir das 4h de quinta-feira (3/6). As atividades artísticas e culturais na Casa da Cultura e na Praça da Alimentação começam às 9h.

Na Igreja Matriz haverá missas às 8h, 11h e 16h e "Hora Santa" às 9h. A procissão que percorrerá todo o trajeto ornamentado será durante a missa das 16h.

A novidade deste ano será a realização de um show com a cantora Mariani, com músicas de cunho religioso, às 13h30, na escadaria da Igreja Matriz.

Trajeto

O trajeto decorado, por onde passará a procissão, começa defronte a igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, seguirá pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na igreja.

Conforme Cardoso, a ornamentação de cada quadra estará sob a responsabilidade das seguintes instituições: Legião de Maria (quadra 1), Projeto Artista na Rua em Corpus Christi (quadra 2); Secretaria Municipal de Educação (quadra 3), Grupo de Jovens Despertai-Paróquia São José (quadra 4), Grupo Escoteiro de Matão (quadra 5), Pastoral Familiar-Paróquia Nossa Senhora Aparecida (quadra 6), TLC Santa Cruz (quadra 7), Ministros de Eucaristia-Paróquia Senhor Bom Jesus (quadra 8), Departamento de Cultura (quadra 9), Escola CEM (quadra 10), Pastoral da Juventude (quadra 11) e Grupo de Oração e Comunidade Alpha e Ômega (quadra 12).

Segundo os organizadores, diversos artistas plásticos da cidade estarão trabalhando na orientação dos grupos e confeccionando “quadros”, com desenhos e imagens, ao longo do trajeto.

Horários

4h -nício das decorações

8h - Missa na Igreja Matriz

9h às 10h00 - Hora Santa (Igreja Matriz)

9h - Início das atividades artísticas e culturais

11h - Missa na Igreja Matriz

16h - Missa e Procissão de Corpus Christi Fonte: Departamento de Turismo de Matão



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/