Ageuniara

Feira da Sucata e da Barganha gera expectativa em São Carlos

Por: RODRIGO PERONTI RODRIGUES

01/06/2010

São Carlos(SP) realiza no próximo dia 13 de junho, a décima segunda edição da Feira da Sucata e da Barganha que será realizada no Pavilhão do São Carlos Exposhow, das 9h às 17h.

A Feira é parte integrante da Semana de Gestão Ambiental e objetiva a troca, compra e venda de objetos usados e, neste ano, também conta com apresentações culturais e educacionais diversificadas.

“A Feira sempre me trouxe bons negócios, me livrou da sucata que estava entulhada em minha casa e, ainda por cima, consegui objetos que cobiçava”, diz Pedro Cazella sobre a sua participação na feira de 2009.

Ele afirma que a Feira é um excelente lugar para quem procura produtos antigos e difíceis de se achar. “Já negociei muitos discos antigos, por exemplo”,destaca.

Mas,além das negociações, é preciso ressaltar que “o intuito da Feira é o de conscientizar as pessoas sobre o desperdício, visando a conservação do meio ambiente”, como lembra Isabel P. Dominguez, Chefe do Departamento de Educação Ambiental da Coordenadoria do Meio Ambiente de São Carlos.

Isabel também chama a atenção para as atividades culturais e educacionais que acontecerão durante o evento.”Com o objetivo de trocar bens por atitudes, serão desenvolvidas atividades que visam avaliar a

pegada hidrológica de uma pessoa, ou seja, a quantidade de água (direta e indiretamente usada) necessária de acordo com o seu estilo de vida",diz.

A primeira Feira da Sucata e da Barganha foi realizada em 1999, em São Carlos e surgiu através de uma proposta educativa pautada no impacto ambiental representado pelo aumento da produção de lixo nos centros urbanos e, desde então, vem crescendo rapidamente.

Se na primeira edição atingiu-se o número de 50 inscrições e cerca de 400 visitantes, em 2009 foi registrada a visitação de, aproximadamente, 15.000 pessoas.

O evento está embasado no princípio dos “3Rs” da Agenda 21, que são: Redução do desperdício, Reutilização e Reciclagem de materiais. Assim, os participantes promovem o consumo responsável ao trocarem, venderem ou comprarem objetos usados, bem como resgatam os valores do conserto e reaproveitamento dos materiais.

Os interessados em participar da Feira poderão fazer sua inscrição no SESC São Carlos até dia 10 de junho. Os participantes podem trazer objetos como: livros, discos, fitas, roupas, brinquedos e móveis usados para trocar ou vender.

A organização do evento é feita pela Prefeitura Municipal de São Carlos junto a Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), SESC São Carlos e Programa USP Reciclam/Agência USP. Ainda conta com o apoio do “Grupo Consumo Sol” e “Asteca Eventos”

Para quem não sabe onde se localiza o Pavilhão de Eventos da São Carlos Exposhow, o endereço é: Rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles, Vila Isabel, próximo ao SESI.

Programação Cultural e Educacional

As atrações acontecerão junto a Feira, no Pavilhão de Eventos da Exposhow

Manhã (Oficinas com Certificados)

9h às 11h:

Oficinas de Educação Socioambiental

Oficina de Jogos – EA 2010 – Curso Bio-UFSCar e Sala Verde de São Carlos.

Oficina de Confecção de Brinquedos de Sucata – EA 2010 – Diretoria de Ensino.

Oficina de embelezamento de Sacolas – Grupo Maria Fuxico / ConsumoSol.

Sensibilização sobre Moeda Social - intervenção lúdica percorrendo o salão – INCOOP – UFSCar/ConsumoSol.

10h:Desfile de Sacolas duráveis – Maria Fuxico / ConsumoSol.

11h:Música: MPB - André de Souza (André do Mandinga) – SESC – São Carlos.

12h Exibição de Curtas - II Circuito Tela Verde de Vídeos de Educação Ambiental.

Tarde (Oficinas com Certificados)

13h30 às 15h: Oficinas de Educação Socioambiental

Oficina de Jogos – EA 2010 – Curso Bio-UFSCar e Sala Verde de São Carlos.

Oficina de Confecção de Brinquedos de Sucata – EA 2010 – Diretoria de Ensino.

13h30:Teatro “Mais uma do Fogo” – Grupo de Teatro Descalço da Ramudá

14h:Filme e bate-papo sobre de Moeda Social – INCOOP – UFSCar/ConsumoSol no Auditório

14h30:Intervenção Artística: "Homem Refluxo" com Peri Pane e José Sampaio – SESC São Carlos

15h:Música: Choro – Grupo Na Ponta do Dedo – SESC – São Carlos

16h:Bate papo

Projeto e performance do homem refluxo – SESC – São Carlos

16h30: Danças Circulares Sagradas

Espaço Corporal Terapia, Arte e Educação – Melina Sanchez e Nara Vieira

Fonte:Coordenadoria do Meio Ambiente de São Carlos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/