202101221323

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Programa Lixo Zero tem baixa adesão em Araraquara

Por: FELIPE TURIONI MARTINS

27/05/2010

Apenas 6% da população de Araraquara aderiu ao programa Lixo Zero. De acordo com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), 4.206 usuários entregaram o termo de adesão ao programa que isenta do pagamento da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiente, popularmente conhecida como Taxa do Lixo, existente desde 2007.

A isenção é um dos pilares do projeto da atual administração que quer ampliar para 80% o total de material que vai para a reciclagem. Ao aderir ao Programa, o morador compromete-se a separar o lixo para a reciclagem.

A Coleta Seletiva, que na cidade é feita pela Cooperativa Acácia, é responsável pela retirada das residências de cerca de 250 toneladas de recicláveis mensalmente.

O Daae repassa R$ 82 mil para a Acácia. Os recursos servem para o custeio do aluguel de um caminhão e para a confecção de panfletos informativos. A cooperativa atua com 170 cooperados que se revezam na coleta nas ruas e na triagem desses materiais, no barracão da Acácia, que fica no aterro sanitário.

À Câmara Municipal foi proposto incentivo fiscal à Cooperativa, reconhecendo a importância do programa, que tem baixa adesão, apesar do lixo reciclável recolhido.

De acordo com a Prefeitura, a participação dos araraquarenses no programa pode ser baixa, e não representa que todos as pessoas que colaboram com a coleta seletiva tenham aderido, mas a assinatura do termo poderia ser responsável pelo aumento da coleta seletiva na cidade.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI