Ageuniara

EDUFSCar divulga nova política de direitos autorais

Por: MARIANA LEMES

19/05/2010

Durante uma palestra ministrada pelo diretor da EDUFSCar (Editora da Universidade Federal de São Carlos), Oswaldo Truzzi, na VII Feira do Livro da UFSCar, foi divulgada a nova política de direitos autorais da editora . A mudança consiste em pagar aos autores, com pelo menos uma reimpressão, um valor de 10% sobre o preço de venda do título. Isso ocorrerá para que os autores não procurem por concorrentes na área.

As editoras universitárias têm como principal função estimular a produção intelectual de docentes, pesquisadores e estudantes. Através delas são divulgadas informações e conhecimentos produzidos no âmbito das instituições de ensino superior. Cerca de 8% dos livros publicados no país provêm de editoras universitárias.

A EDUFSCar é formada por um conselho editorial que compreende profissionais de diversas áreas. Este conselho é que decide quais livros serão publicados. Os títulos chegam até a editora que encomenda uma consultoria com os seus conselheiros que irão dar um parecer de mérito. Sendo positivo, o trabalho é aprovado junto ao conselho, que decide por sua publicação.

De acordo com o diretor da EDUFSCar, Oswaldo Truzzi, além de publicar livros de docentes e pessoas relacionadas a Universidade, a editora também publica títulos de outros autores, sendo que todos passam pelo conselho editorial da EDUFSCar. A editora universitária não pública teses de mestrado ou doutorado, o que pode ocorrer é a publicação de teses reescritas, ou seja, com mudanças na linguagem.

“Atualmente a EDUFSCar conta com 43 distribuidores e seus livros estão nas prateleiras de 27 livrarias do território nacional. E a tiragem mínima de cada exemplar é de 500 livros”, afirma o diretor da editora, Oswaldo Truzzi.

Por se tratar de entidades sem fins lucrativos, as editoras universitárias têm como principal fonte de renda os convênios com as próprias instituições de ensino e a venda de seus livros.

Além da EDUFSCar, participaram da Feira, realizada entre os dias 11 a 13 de maio, diversas editoras dentre elas : Fiocruz, Unesp, UFMG, Cia das Letras e outras. E pela primeira vez no evento, as editoras Selo Negro, Oficial do Estado de São Paulo, Autores Associados e Pearson Education também marcaram presença.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/