[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Poluição Ambiental preocupa Araraquara

Por: RENATA TOFFINO

18/05/2010

A utilização do fogo, em áreas agrícolas e na zona urbana, é uma prática comum, gera a emissão de grande quantidade de poluentes para a atmosfera e traz sérias consequências ambientais, com reflexos na qualidade de vida e na saúde da população, que reside nessas regiões.

"Os municípios concentram o seu esforço na construção de uma agenda ambiental efetiva e as ações municipais são em prol do meio ambiente e da sociedade e devem ser estimuladas, garantindo assim o desenvolvimento sustentável",afirma o Coordenador Executivo Municipal do Meio Ambiente de Araraquara(SP), Genê Catazoni.

Para o químico da Universidade Estadual Paulista(UNESP), de Araraquara, Willian Cesar Paterlini,as partículas emitidas pela queima de cana-de-açúcar aumentou os casos de asma e hipertensão na cidade."Foi constatado um aumento da concentração de NO(nobélio) e NO2(óxido nítrico) na estação de seca e no período noturno quando ocorrem as queimadas", informa Paterlini.

Segundo o site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) entre as medidas para se evitar a Poluição Ambiental estão tratar o esgoto, fazendo a despoluição dos desejetos em 100%, até o final de 2010 e eliminar, até o final do ano, os lixões a céu aberto promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo do município.

Entre outras medidas indicadas, pelo Ministério da Saúde,conforme o site, estão o de auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascente d’água e aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12m² por habitante.

Um ponto importante refere-se à Habitação sustentável, onde a meta é definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil.

Ainda, de acordo com o site, auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel,implantar um programa municipal contra o desperdício de água;bem como criar um departamento ou secretaria municipal do meio ambiente,também são medidas importantes.

Por fim o Ministério da Saúde indica a exitência de um Conselho do meio ambiente como,por exemplo, construir órgãos de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.

Mais informações sobre as medidas direcionadas pelo Ministério da Saúde podem ser obtidas através do site www.saude.gov.br ou pelo telefone (16) 3336-2735,em Araraquara.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/